20.05.24 17:59
Ao longo do ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realiza diversas ações educativas que visam conscientizar os condutores sobre as boas práticas para segurança no trânsito. Com a campanha “Maio Amarelo”, essas ações são intensificadas com intuito de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Este ano, o tema estabelecido para a campanha Maio Amarelo é “Paz no trânsito começa por você”. Segundo o agente de trânsito e integrante da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, Reinato Santos, as equipes estão realizando abordagens, principalmente, em motociclistas, que são os condutores mais vulneráveis no trânsito, para reforçar o uso do capacete, dos calçados adequados e do respeito às leis e sinalizações.
“A SMTT trabalha em cima da mensagem ratificada por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Este ano, a mensagem é ‘Paz no trânsito começa por você’. Desde janeiro estamos fazendo um trabalho educativo nas escolas e nas empresas por meio de palestras. Também estão sendo realizadas ações de rua e blitz educativa em pontos que mais acontecem sinistros, como na avenida Beira Mar, por exemplo”, explica Reinato.
No mês de abril foram registradas 1.148 ocorrências de trânsito na capital. Desse total, 735 foram sem vítimas, 345 foram com vítimas e 18 ocorrências foram com vítimas fatais. De acordo com Reinato Santos, houve redução de sinistros de trânsito em relação ao mesmo período em 2023, porém a equipe vem notando comportamentos mais violentos. Apesar de ter reduzido de forma geral, os sinistros com vítimas aumentaram. Desta forma, é fundamental que a população esteja consciente, além de redobrar a atenção e tomar mais cuidados, principalmente em dias de chuva.
Ainda segundo o agente, existem três motivos que mais causam sinistros de trânsito: utilizar o celular enquanto dirige, ultrapassar a velocidade recomendada e dirigir alcoolizado. “Também existem outros motivos, como negligência, quando o veículo apresenta algum problema mecânico e mesmo assim o condutor continua rodando, ou mesmo falta de habilidade, principalmente em condutores recém habilitados que pilotam moto, o que acaba acarretando sinistro de trânsito”, detalha.
Paz no trânsito começa por você
Até o momento, já foram realizadas mais de 120 ações educativas, entre elas palestras em escolas, Unidades de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e em empresas, blitz educativas, ações nos corredores de ônibus e faixas de pedestres. De acordo com Reinato Santos, a organização nos corredores de ônibus é um exemplo claro da eficácia das atividades de conscientização, seja através das equipes que estão nas ruas, aliadas às fiscalizações nos locais, como também das informações passadas pela Secretaria Municipal de Comunicação.
“As palestras são as que mais dão resultados, porque geralmente são pessoas que estão cumprindo alguma pena alternativa que o juiz direcionou para que eles assistissem. Durante esse momento, pessoas contam que aprenderam o que devem fazer, dão relatos dizendo que não vão mais beber e dirigir, porque acabou acarretando coisas ruins para suas vidas. As pessoas tiram dúvidas, ficam por dentro das responsabilidades dos agentes de trânsito e entendem que eles não estão ali apenas para autuar, mas também para garantir a segurança da população”, afirma Reinato.