Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Prefeitura encerra Maio Amarelo com mais de 60 ações educativas




29.05.24 18:42

 

“Paz no trânsito começa por você” foi o tema do movimento Maio Amarelo 2024, realizado em todo país para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de um comportamento responsável no trânsito, a fim de evitar sinistros e salvar vidas. A Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), encerrou as atividades alusivas à campanha nesta quarta-feira, 29, com palestras em empresas e universidade, e apresentação teatral em escolas. O órgão fez, neste mês, mais de 60 ações educativas.


O superintendente da SMTT, Renato Telles, ressalta que as ações foram intensificadas este mês, devido ao movimento, mas o trabalho de educação para o trânsito é contínuo. “As equipes de Educação da SMTT estão diariamente, nas ruas, em empresas, escolas e estabelecimentos, realizando ações e blitz educativas para conscientizar a população de que boas práticas no trânsito são fundamentais para evitar os sinistros. É com educação e mudança de comportamento que conseguiremos reduzir os índices de sinistros e vítimas no trânsito”, declara.


Nesta quarta, colaboradores de uma construtora dialogaram com agentes de trânsito da SMTT durante uma palestra sobre o uso dos equipamentos de segurança. O engenheiro de Segurança do Trabalho, André Luiz Sampaio, destaca a relevância da palestra ministrada em um canteiro de obras.

“Muitos colaboradores se envolvem em acidentes durante o trajeto para o trabalho e isso é um alerta também para os nossos técnicos em segurança. Como estamos no Maio Amarelo, é importante os agentes da SMTT dialogarem com os trabalhadores para reforçar os cuidados no trânsito que previnem os acidentes. O mais importante é preservar a vida”, afirma.


Conscientização e trânsito

O pedreiro Denis Campos, que também assistiu à palestra no canteiro de obras, elogiou o trabalho educativo da SMTT. “Hoje, entendo ainda mais como é importante usar o cinto de segurança, o capacete, e dirigir pensando na nossa vida e na do próximo. Conhecimento nunca é demais”, compartilha o trabalhador..


O agente de trânsito e integrante da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, Reinato Santos, reforça a importância das atividades educativas. “Através das blitzes e ações educativas nas ruas, e palestras sobre temas que perpassam a manutenção da vida no trânsito, a SMTT de Aracaju testificou a ampla adesão do público. Considero que através de todo o trabalho sensibilizador, condutores, ciclistas, motociclistas e pedestres foram abordados positivamente, o que nos deixa muito felizes. Muito além da intervenção punitiva, a de caráter educativa também proporciona mudanças de comportamentos no trânsito”, conta.


Arte e educação

A arte adaptada em cada peça teatral desenvolvida pela SMTT, seja voltada para o público adulto ou infanto-juvenil, também foi destaque durante o Maio Amarelo do órgão.


“A SMTT de Aracaju conseguiu estreitar ainda mais a relação com as diferentes comunidades escolares, que por natureza já abordam temáticas relacionadas ao trânsito. Nosso trabalho consiste em massificar informações, visto que os estudantes recepcionam e multiplicam muito bem as instruções. Prova disso, é o próprio relato dos pais, que se sentem impulsionados a manter boas condutas no trânsito por influência dos filhos”, enfatiza a agente de trânsito e integrante da CET, Heloísa Rezende.


A empreendedora Cristina Amorim foi uma das que apreciaram o cortejo educativo realizado pelo Grupo Cones, da SMTT de Aracaju, esta semana, em um dos shoppings da capital. “Proporcionaram conscientização para todos nós, especialmente condutores, porque são muitas as ações irresponsáveis no trânsito”, disse.


O músico Robert Machado demonstrou entusiasmo ao ouvir as batidas do cortejo, enquanto estava no shopping. “As manifestações artísticas são interessantes e nesse caso, importantes também. Conhecimento e educação no trânsito nunca são demais”, frisou o artista.

Contatos