Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Prefeitura realiza premiação da Mostra Esgap dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável




07.06.24 18:51

 

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu, nesta sexta-feira, 7, a premiação da Mostra Esgap dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento aconteceu no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), com a presença de todas as secretarias municipais da administração pública de Aracaju, e contemplou o reconhecimento do trabalho dos órgãos municipais pelo comprometimento com ações que visam a conservação e preservação do meio ambiente.


Com as condições ambientais e humanitárias se agravando no decorrer dos anos, em 2015, as Nações Unidas realizaram uma conferência para determinar a Agenda 30. Desse modo, foram criados os ODS, um compilado de ações promovidas para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e a igualdade social até 2030. Ao todo, são 17 objetivos, que abrangem diversas categorias, como boa saúde e bem-estar; combate às alterações climáticas; energia acessível e limpa; educação de qualidade; água limpa e saneamento.


Premiação
A premiação da Mostra Esgap dos ODS se estendeu para todas as secretarias municipais que, juntas, exercem trabalhos que visam o desenvolvimento sustentável da capital, colocando o meio ambiente em destaque.


Para a secretária da Seplog, Michele Lemos, que realizou o discurso de abertura do evento, a Prefeitura de Aracaju vem se destacando no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável da cidade e isso é notado em todas as secretarias e órgãos municipais. A gestora elogiou o trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira em incentivar que os setores se engajem na causa.


“Na gestão municipal, diversas ações e projetos já estão fazendo a sua parte, e hoje fizemos questão de homenagear cada um deles. São projetos que, de alguma maneira, estão relacionados a um ou mais ODS’s, garantindo pequenos, mas importantes passos rumo a um caminho mais sustentável e resiliente para a nossa cidade e para o mundo”, afirmou Michele Lemos.


O diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, reitera a importância desse trabalho e destaca que as mudanças climáticas devem ser encaradas com responsabilidade. Para ele, a cidade de Aracaju caminha para um futuro mais sustentável com tantos feitos realizados pelas secretarias municipais em conjunto com as capacitações de gestores que a Esgap promove.


“A ideia da Mostra é fazer uma homenagem, um reconhecimento às diversas ações que todas as secretarias desenvolveram, que andam junto com os objetivos do desenvolvimento sustentável e da Agenda da ONU 2030. Foi um acúmulo de ações que nós fizemos uma seleção, foram várias ações nesse sentido, mas aqui hoje, nós vamos simbolicamente emprestar uma homenagem àquelas que nós destacamos”, avalia o diretor.


O coordenador de mobilização do Movimento ODS em Sergipe, Rodolfo Alves, falou da importância em dar destaque aos serviços municipais focados no meio ambiente. O representante do movimento ainda ressaltou a relevância das 17 ações promovidas pelas Nações Unidas, e como a Prefeitura de Aracaju se compromete em afirmar esse trabalho junto às secretarias municipais, permitindo que a cidade tenha esperança em um futuro melhor.


“É um movimento que iniciou lá em 2004 e a gente vai completar 20 anos agora em 2024. E a nossa ideia é divulgar o evento que nós vamos realizar na próxima semana e falar da importância das iniciativas que existem dentro do nosso estado voltado para os objetivos do desenvolvimento sustentável”, disse o coordenador.


A analista ambiental da Esgap, Raphaella Ribeiro, explica que a preservação do meio ambiente vai além de ações ligadas diretamente à natureza. Para ela, uma cidade alcança os objetivos sustentáveis a partir de um conjunto de atividades voltadas às diversas áreas. “A gente esquece dessa visão mais ampla de que nem tudo está relacionado diretamente aquela ação do plantio da árvore, quem limpa o rio e cuida dos animais. Isso vai além, o consumo consciente, por exemplo, é essencial e está ligado às práticas de conservação ambiental”, informou.


Homenageados
Todas as secretarias municipais foram homenageadas e premiadas pelas ações e trabalho realizado ao longo dos últimos sete anos. A Secretaria de Comunicação Social (Secom), foi homenageada pelo trabalho de ‘Transparência e acesso a comunicação das ações relacionadas aos ODS em Aracaju’, se encaixando na categoria 17 (parcerias e meios de implementação) dos ODS.


O secretário municipal da Comunicação, Elton Coelho, discursou sobre como a comunicação da Prefeitura tem sido ferramenta para a transparência, com a diversidade de meios de comunicação e informação responsável. Segundo o gestor, a secretaria tem seguido com os objetivos de sustentabilidade e igualdade social que garantem à sociedade a segurança nos serviços implementados pela gestão municipal.


“Todas as nossas ferramentas utilizadas, como Facebook, o X, o Instagram, a rádio corredor, o podcast, as próprias mídias alternativas que construímos ou também mídias pagas ou geradas pelas nossas diretorias de comunicação, diretorias de jornalismo, vão nesse sentido de trazer os exemplos da gestão como um todo, para mostrar que estamos perseguindo esses objetivos da Agenda 30, focado no desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a comunicação do município de Aracaju se sente muito à vontade por ter sido premiada, porque estamos nesse encalço e nesse objetivo de tornar Aracaju cada vez mais viável e sustentável para se viver”, declarou o secretário.


A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) foram premiadas pela implementação da iluminação pública de qualidade com a ‘Iluminação de LED’, se enquadrando na categoria de energias renováveis e acessíveis.


O secretário da Infraestrutura de Aracaju e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, ressaltou que homenagens como essa refletem todo o esforço e acerto que a Prefeitura teve no trabalho da iluminação pública.


“A iluminação de LED teve um resultado muito positivo para a Prefeitura, muito positivo para a cidade, e muito positivo para a população. Fico muito lisonjeado em receber essa homenagem, porque a modernização do parque de iluminação pública de Aracaju trouxe coisas muito boas para a cidade, como o embelezamento das ruas à noite, mais segurança, mais conforto, a iluminação especial nos monumentos e cartões-postais, além da economia para os cofres públicos e a redução da geração de calor. Foi um trabalho feito a muitas mãos e fico bastante satisfeito com os resultados obtidos”, disse.


A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) teve a honraria recebida pelo serviço prestado pelos três órgãos da pasta a Defesa Civil, o Procon e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA).


Os órgãos foram homenageados pelos serviços de ‘Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupedecs)’, ‘Ação de pesquisa de preços’ e ‘Patrulha Maria da Penha’, respectivamente. O secretário da Defesa Social e da Cidadania, o tenente-coronel Silvio Prado comentou sobre a importância das atividades desenvolvidas pelos órgãos, que contribuem diretamente para o fluxo e segurança da cidade.


O secretário ainda reforçou a importante atuação da Defesa Civil nas áreas de contenção de risco. “Criamos esse elo e hoje a gente tem certeza de que sem a participação de toda a comunidade, ajudando a gente na contenção desse aumento de áreas de risco na nossa capital, a gente não teria o sucesso que está tendo hoje, com esses núcleos de proteção”, destacou.


O projeto ‘Cones de Teatro’, criado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), com o objetivo de educar os cidadãos sobre as normas de trânsito e o dever de cada em exercer essas ações para que haja paz e segurança nas vias, também recebeu a honraria das ODS. O coordenador do grupo, Franklin Ferreira relatou a felicidade em ver o projeto sendo reconhecido. “Com esse reconhecimento nós temos mais vontade e incentivo em continuar atuando para que a cidade seja um lugar melhor para todos”, pontuou.


Confira abaixo todas as premiações:

Secretaria Municipal da Saúde (SMS) - Combate à dengue

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA)- Programa Aju Animal

Defesa Civil - Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupedecs)

GMA- Patrulha Maria da Penha

Procon - Ação de pesquisa de preços

Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) - Ações e programas de limpeza da cidade

Seminfra - Iluminação de LED

Emurb - Iluminação de LED

Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) - Corrida Cidade de Aracaju

Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) - Gerenciamento da cidade de Aracaju

Secom - Transparência e acesso a comunicação das ações relacionadas aos ODS em Aracaju

SMTT - Projeto Cones

Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SEMDE) - Trilha do caju

Funcaju - Escola de Artes Valdice Teles

Fundat - Cursos para geração de emprego

Procuradoria Geral do Município (PGM) - Núcleo de Estudos da PGM

Seplog - Parcerias e convênios com instituições financeiras para execução de projetos de desenvolvimento urbano socioambiental

Esgap - Formação continuada de servidores da Prefeitura de Aracaju

Secretaria Municipal da Assistência Social- Garantia dos direitos e políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+

Secretaria Municipal da Educação (Semed) - Programa Escola Tech

Contatos