Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Turistas são recepcionados pela SMTT com ação de educação para o trânsito no Aeroporto de Aracaju




18.06.24 19:13

 

Em meio à realização dos festejos juninos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), intensifica as ações educativas, na perspectiva de que a dinâmica nas vias da capital esteja associada à preservação da vida de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres. Assim, nesta terça-feira, 18, passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional Santa Maria, localizado na zona Sul da cidade, foram abordados por integrantes do Grupo Cones de Teatro, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) que, de maneira lúdica, levaram mensagens de conscientização sobre trânsito seguro.


Panfletos, cartazes e entrega de materiais educativos fizeram parte da abordagem. “Esta ação educativa é voltada para os turistas que aproveitarão os festejos juninos da capital e do interior. A intenção é enfatizar a segurança no trânsito, reforçando os prejuízos quanto ao consumo de bebidas alcoólicas durante a condução de um veículo ou motocicleta, de forma que a população planeje da melhor forma sua participação nas festas”, disse o agente de trânsito e integrante da CET da SMTT, Reinato Santos.


Outro ponto em destaque nas abordagens é a proibição do uso do celular ao volante. Esse e outros temas propícios à diminuição dos sinistros de trânsito na capital farão parte de outras ações que serão realizadas nas principais avenidas de Aracaju, também durante o ciclo junino.


A jornalista aposentada Ana Maria Pitangueira, que estava no aeroporto no momento da ação, interagiu com a equipe de educação para o trânsito. “Com certeza é importante que a SMTT esteja num ambiente como esse. Uma crítica construtiva que trago da Europa é o respeito às faixas de pedestres, o que não é comum aqui no Brasil. A educação dos condutores tem que ser enfatizada, daí a atuação da gestão municipal com iniciativas como essa”, afirma.


Educação para o trânsito

Ao ser abordada por equipes da CET da SMTT, a advogada californiana Andrea França concluiu que a educação é a base para a formação dos povos e das cidades. “A educação é fundamental para a segurança, inclusive no trânsito. Quem fica mergulhado no celular, por exemplo, não faz as conexões necessárias para viver, daí a importância do trabalho educativo”, declara.


O fazendeiro Antônio José Franca, ressalta a importância das ações. “A instrução que daria aos motociclistas é que sejam mais ponderados ao percorrer as vidas. Seria uma atitude responsável para com a própria vida deles, por isso, as ações educativas são tão excelentes”, destaca.


Programação

Na quarta-feira, 19, a ação educativa será no cruzamento das avenidas Murilo Dantas e Beira Mar, às 7h.

Contatos