Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Prefeitura realiza ação educativa ‘agente de trânsito mirim’ no Parque da Sementeira




28.10.24 14:44

 

Um repertório musical diversificado, com atividades lúdicas e instruções para a manutenção da vida no trânsito fizeram parte do receptivo dedicado a crianças de diferentes faixas etárias, na manhã desta sexta-feira, 25, no Parque Augusto Franco (Sementeira). No local, uma ação educativa realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju foi realizada para a formação e certificação de agentes de trânsito mirins.


Com apoio do grupo Cones de Teatro, que fazem parte da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), da SMTT, a programação contou ainda com a uma palestra educativa e a realização de jogos interativos que visam facilitar o entendimento sobre o uso devido das sinalizações e das vias públicas.


Mudança de comportamento
De acordo com o superintendente de Transportes e Trânsito, o tenente-coronel Sílvio Prado, o objetivo principal é levar dicas e conhecimento sobre trânsito seguro para as crianças, que são multiplicadoras de informações.


“Acreditamos nos impactos da educação para o trânsito na sociedade, em especial nas crianças, e manteremos ações como essa na nossa programação para que mais crianças tenham acesso a esse tipo de informação, já que, além de passageiras e futuras condutoras, elas são multiplicadoras e passam as informações que aprenderam para os pais e amigos", declara o gestor, que saudou cada criança contemplada com o título de agente de trânsito mirim.


Atividades educativas
Entre as atividades recreativas, um concurso de desenhos e uma oficina de pintura entreteram as crianças. Simultaneamente, uma maquete foi usada para que meninos e meninas sinalizassem a capital. Além desses atrativos, uma dinâmica de ‘passa e repassa’ ainda serviu para a troca de conhecimentos sobre o trânsito entre as crianças.


“Enfatizamos a importância do uso do cinto de segurança, dos dispositivos de retenção, a exemplo das cadeirinhas, e oferecemos esclarecimentos quanto à idade correta para o uso do banco da frente e do banco de trás", conta o agente de trânsito e integrante da CET, da SMTT, Reinato Santos.


Apoio dos pais
Para a bombeira militar Everlyn Batista, que esteve no local acompanhando os cinco filhos, a impressão causada pelas equipes de educação para o trânsito foi positiva, dada a necessidade de disseminar instruções ainda nos primeiros anos de vida. “A educação começa no berço. Se as crianças são ensinadas com ludicidade, o conhecimento é melhor fixado e as ajuda a fiscalizar os adultos, que por motivos diversos, às vezes, desejam burlar algumas regras de trânsito”, afirma.


O advogado Adalberto Rodrigues, também esteve conduzindo o filho no evento. “Quando a criança aprende sobre trânsito na escola ou através da SMTT, ela pode dizer ao pai que aquilo que está sendo feito é errado. Por isso, a ação educativa é um trabalho que visa um futuro melhor, visto que essas crianças, um dia, serão condutores. Além disso, quando o pai ou a mãe acompanha o filho em ações como essa, eles relembram que infrações de trânsito podem gerar consequências trágicas”, pontua.

Contatos