25.11.24 16:40
A repercussão positiva de uma das maiores competições de triatlo da América Latina, o Itaú BBA Ironman 70.3, concluído com êxito em Aracaju neste domingo, 24, teve um dos seus pontos altos a organização. O plano estrutural que deu margem a uma mega operação de trânsito realizada nas vias da capital caracterizou o trabalho intensivo da Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que uniu forças com secretarias e outros órgãos municipais, mediante o apoio do Governo de Sergipe.
O superintendente de Transportes e Trânsito, o tenente-coronel Silvio Prado, responsável pela coordenação geral do evento, é pontual ao reconhecer o empenho das equipes operacionais da SMTT de Aracaju, em especial, os agentes de trânsito, bem como os outros efetivos que também dispensaram grandes esforços para o sucesso do Ironman, acontecimento que já desponta a capital sergipana como parte do cenário nacional e internacional de grandes eventos esportivos.
“Além das equipes da SMTT, a participação dos efetivos de segurança pública do Estado, de instituições parceiras e a colaboração de representantes de restaurantes e hotéis foram cruciais para a garantia da mobilidade urbana em Aracaju, bem como da segurança dos atletas. A atuação das forças operantes foi de suma importância do início ao final do percurso do Ironman, seja estabelecendo os bloqueios em pontos estratégicos, as operações em meia pista, os pontos de controle de fluxo de veículos com a utilização do sistema “pare e siga”, sem esquecer da operação de veículos do transporte público com as alterações temporárias dos seus itinerários. Agradecemos a todos, inclusive aos cidadãos que tiveram suas dinâmicas alteradas neste domingo em virtude do evento, e mesmo com mobilidade reduzida, mantiveram a tranquilidade nas vias”, declarou Sílvio Prado.
Planejamento sucinto
O Ironman 70.3 Itaú BBA foi realizado em Aracaju com ampla área de ocupação de vias, fruto de um planejamento sucinto, com delimitação da atuação de órgãos, como Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Policiais e Bombeiros Militares, Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Exército e Marinha. Partindo do antigo atracadouro de balsas, localizada ao lado da Ponte Joel Silveira, no bairro Mosqueiro, passando pela rodovia SE-100, pelas avenidas Inácio Barbosa, Santos Dumont, Beira Mar e Tancredo Neves, até a praça de eventos da Orla da Atalaia, a motivação dos atletas se associou ao empenho intensivo das equipes de operação do trânsito.
"Completo a terceira atuação no Ironmam e destaco, na edição de Aracaju, a organização das vias, em especial nos locais onde havia maior concentração de pessoas. Os pontos de retorno e de saída de veículos estavam repletos de agentes de trânsito fazendo a contenção, o que me fez sentir seguro para competir na capital. Parabenizo à Prefeitura de Aracaju e à SMTT por promover a qualidade de vida através do esporte na cidade", declarou o triatleta sergipano Rômulo Menezes, terceiro lugar na grande competição.
Uma vez atentos às orientações transmitidas previamente pela SMTT de Aracaju, condutores e motociclistas puderem fazer uso de rotas alternativas sugeridas para otimizar os fluxos. Orientações precisas, de acordo com a relações públicas Valderina Vasconcelos. "Eu vi o vídeo que foi postado nas redes sociais da SMTT, que mostrava as interdições no trânsito de Aracaju durante o Ironman. Através das explicações foi possível construir o meu trajeto rumo à Orla de Atalaia. Cheguei com tranquilidade e sem transtornos. Parabéns à Prefeitura pela produção", agradeceu.
Educação para o trânsito
As equipes de educação para o trânsito da SMTT também tiveram participação notória no plano operacional para o Ironman 70.3 Aracaju. "Trabalhamos intensamente em pontos estratégicos do evento, instruindo pedestres para garantir uma travessia segura, tanto para a população em geral, quanto para os atletas. O uso da faixa de pedestre foi crucial para os bons resultados que obtivemos, uma vez que identificamos grande desatenção da parte de muitos cidadãos, ainda que bem receptivos à atuação das nossas equipes, bem como das equipes do Exercito e do grupo Jovens com uma Missão - Jocum, que estiveram nos apoiando", concluiu a agente de Trânsito e integrante da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, Heloísa Rezende.