27.11.24 16:26
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) concluiu nesta quarta-feira, 27, o treinamento dos agentes de trânsito e da Guarda Municipal para operar as tecnologias do novo Centro de Controle Operacional (CCO), inaugurado no último dia 1º. O objetivo é aprimorar a eficácia das ações dos agentes, promover a fluidez do tráfego e contribuir para a segurança pública, além de possibilitar um controle mais eficiente das condições climáticas da capital.
O CCO representa um grande avanço para a gestão do trânsito e a segurança pública da capital e foi projetado para otimizar as operações dos agentes de trânsito, oferecendo uma plataforma integrada que combina monitoramento em tempo real das vias, câmeras de vigilância, rastreamento de viaturas da SMTT e GMA, além de informações cruciais para a gestão das condições do tráfego e da segurança.
Entre os recursos do CCO, destaca-se o sistema de vídeo monitoramento, que abrange 207 câmeras distribuídas pela cidade, com 32 delas já em operação. Integrado ao CCO o sistema também inclui a análise das condições climáticas, como o monitoramento de chuvas, o que possibilita respostas rápidas em situações adversas.
Analista de TI e agente de trânsito da SMTT, Ygor Max reforça a importância do treinamento contínuo para garantir o pleno funcionamento do sistema. "É fundamental que os operadores lotados no CCO estejam bem treinados para manusear o sistema de forma independente. Isso permitirá que, no futuro, os agentes de trânsito possam autuar por vídeo monitoramento, facilitando a aplicação de infrações e proporcionando um suporte mais ágil, sem necessidade de deslocamento físico até o local da ocorrência", afirma Ygor. O sistema também disponibiliza uma base de dados autônoma, permitindo o compartilhamento eficiente de informações com outros órgãos de segurança pública da cidade.
De acordo com Danilo Martins, instrutor da empresa Tecno It, responsável pela capacitação dos agentes, o novo sistema apresenta vantagens significativas. "O sistema é completo, com funcionalidades automatizadas, como o reconhecimento de infrações por estacionamento proibido, conversões irregulares e acessos indevidos às faixas exclusivas de ônibus. Ele permite um monitoramento abrangente da cidade, facilitando a atuação dos agentes e a resolução de problemas de maneira mais rápida", explica Martins. Ele também ressalta que o sistema é intuitivo, o que facilita o aprendizado e possibilita uma adaptação rápida dos operadores, como os agentes de trânsito e os membros da Guarda Municipal, à nova tecnologia.
Tecnologia e trânsito
Segundo o coordenador de trânsito da SMTT, Erbert Zuzarte, a implementação do CCO trará diversos benefícios para as equipes que atuam nas ruas. "Toda tecnologia que ajude os agentes de trânsito a antecipar situações e melhorar a comunicação entre as equipes é essencial. Com a visualização em tempo real da localização de cada equipe, podemos solucionar os problemas com mais rapidez, minimizando os transtornos para a população. Isso aumentará o controle e a eficiência das ações no trânsito, tornando as ruas mais seguras e organizadas", afirma.
Sobre o Centro de Controle Operacional
Construído a partir de um investimento de R$ 1,5 milhão, o Centro de Controle Operacional ocupa uma área de 670 m² e conta com uma infraestrutura moderna, composta por 16 mesas controladoras com joystick, 16 computadores que permitem rastrear os veículos da SMTT e acessar informações detalhadas, além de 14 telas de vídeo em alto definição, exibindo imagens das câmeras e dados sobre as condições climáticas da cidade. Esses recursos possibilitam um acompanhamento contínuo e em tempo real da situação do trânsito e do clima, garantindo respostas rápidas a emergências.
O novo CCO representa um marco na melhoria da infraestrutura de monitoramento e controle do trânsito em Aracaju, consolidando a cidade como uma referência em gestão pública eficiente e tecnológica. A iniciativa promete transformar a forma como os agentes de trânsito atuam, proporcionando mais segurança, agilidade e, acima de tudo, um trânsito mais organizado e seguro para a população aracajuana.