28.07.10 10:40
A população de Aracaju agora conta com mais 26 ônibus novos que irão integrar o sistema público integrado de transporte coletivo da capital e região metropolitana. Os veículos foram entregues na manhã desta terça-feira, dia 27, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em frente ao Palácio Ignácio Barbosa, na praça Olímpio Campos.
Os ônibus entregues à população nesta terça são das empresas Viação São Cristóvão (VSC) e Viação Cidade de Aracaju (VCA). Todos estão equipados com câmeras de segurança, GPS, elevador para cadeirantes, três portas e assentos preferenciais e especiais. Cada um representa um investimento de cerca de R$ 250 mil.
Durante a cerimônia, o prefeito Edvaldo Nogueira exaltou a importância da intensificação de políticas que visam à melhoria da mobilidade urbana em Aracaju. "Governar é atender aos interesses da sociedade. É governar para todos, mas olhando principalmente para aqueles que mais precisam, pois sabemos que são eles os mais necessitados do transporte público", afirmou o prefeito.
Conjuntura
Para Edvaldo, o momento atual de desenvolvimento econômico protagonizado pelo Brasil tem reflexos positivos em Sergipe e, consequentemente, em Aracaju, contribuindo para o progresso em vários setores.
"Temos crescido a uma média de 7% ao ano. Não é à toa que conseguimos alavancar uma quantidade de obras jamais vista na cidade, principalmente nas regiões mais carentes. Por isso, ostentamos o título de cidade brasileira da qualidade de vida", disse Edvaldo, ao enfatizar que sua meta é renovar 100% da frota do sistema de transporte coletivo antes de terminar seu mandato de prefeito.
Acessibilidade
Desde a primeira ação do processo de renovação da frota realizada em sua gestão, a partir de 2006, o prefeito Edvaldo Nogueira sempre fez questão de ressaltar a criação de instrumentos capazes de garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. A inovação representa um ganho significativo para a população com dificuldade de locomoção.
Todos os novos ônibus são dotados de equipamentos de acessibilidade (inclusive elevador para cadeirantes), aparelhos de GPS e cadeiras dianteiras amarelas, destinadas a gestantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção. Durante a solenidade de entrega dos veículos, o prefeito conferiu os ônibus por dentro e fez uma breve demonstração do funcionamento dos elevadores.
Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Everton de Jesus Vieira, a preocupação da PMA com a real necessidade de locomoção dos cadeirantes reflete o reconhecimento da necessidade de inclusão social. "Equipar o transporte para os portadores de necessidades especiais é oferecer qualidade de vida às pessoas para que elas possam sair tranquilamente de casa, sem passar por tantos transtornos", afirmou Everton.
Paixão por ônibus
Durante a cerimônia, um grupo em especial marcou presença na praça Olímpio Campos: o Clube dos Fanáticos por Ônibus de Sergipe. Formado por sete membros, o clube se reúne e coleta todos os materiais possíveis sobre ônibus. Munidos de um rico acervo com 3.500 fotos de diversos tipos de ônibus, os estudantes José Franca Santana e Luan Felipe Santos fazem questão de comparecer a cada evento relativo ao tema.
"Nós somos declaradamente apaixonados por ônibus e colecionamos materiais por hobbie. Eu acho que essa paixão já nasce com a pessoa. Temos fotos que vão desde o primeiro padrão de sistema integrado até os carros mais modernos. Por isso, sempre presenciamos eventos como esse, e a PMA está de parabéns pela iniciativa inédita de renovar a frota", afirmou José Franca, enquanto mostrava orgulhoso a coleção do clube.