25.02.25 17:56
O público-alvo do curso são agentes de trânsito ligados a diversas diretorias da SMTT. Durante a capacitação, os participantes terão acesso a conteúdos como legislação, teoria de voo, check list, avaliação de risco operacional, órgãos reguladores, entre outros. O objetivo é qualificar os agentes para operar aeronaves remotas no dia a dia de suas atividades.
As aulas teóricas ocorreram na segunda e terça-feira, 24 e 25 de fevereiro, nos turnos da manhã e da tarde. Já na quarta-feira, 26, será realizada a parte prática do curso. Esta é a primeira capacitação do tipo oferecida pela SMTT, com a participação de 10 agentes de trânsito.
O instrutor Francisco Faria ressaltou a importância do curso para a atuação dos agentes. “Eles aprendem a operar uma aeronave remota e passam a conhecer a legislação, para que possam atuar nas ruas, em suas operações, sabendo solicitar o voo, manusear o equipamento e avaliar se determinado local é adequado ou não para a decolagem. Com esses conhecimentos, os agentes poderão operar a aeronave, observar melhor o trânsito, identificar engarrafamentos ou acidentes e compreender as causas da retenção, facilitando sua resolução”, explicou.
O analista de mobilidade urbana da SMTT, Daniel Silva Curvelo, destacou a importância da capacitação para o desenvolvimento do seu trabalho. “Eu vejo que, pelo menos na nossa área de engenharia, a gente consegue fazer levantamentos, mapeamentos, monitoramento do trânsito, identificar problemáticas que, de repente, a nível do solo, a gente não consegue identificar. Então esse curso é fundamentalmente importante e vai ser uma grande evolução para o meu trabalho”, afirmou.
O agente Andrade, que está participando do curso, também destacou os benefícios do aprendizado. “Para nós, que trabalhamos com fiscalização, é bastante importante, porque com o drone a gente pode detectar problemas no trânsito e fazer os procedimentos necessários bem antes da viatura chegar no local. Em uma situação de sinistro, por exemplo, a gente já pode envolver todos os atores necessários para a resolução do problema. O instrutor é bem preparado, o curso é de qualidade e está sendo bem interessante o aprendizado”, declarou.