21.03.25 22:42
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju participou na tarde desta sexta-feira, 21, de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores. O evento foi uma iniciativa do vereador Levi Oliveira, por meio do Requerimento nº 67/2025, visando um amplo debate sobre as políticas de trânsito e ações preventivas para evitar acidentes.
A Audiência Pública contou com a participação do superintendente da SMTT, Nelson Felipe, que parabenizou o vereador Levi Oliveira pela iniciativa e falou sobre a importância da educação no trânsito. "Todos os que estão aqui labutam diariamente na área do trânsito. Eu, particularmente, digo que é uma das minhas ideias ter um projeto que torne obrigatória a disciplina de educação para o trânsito nas escolas, pelo menos em nível de educação fundamental do município. Se nós educarmos as nossas crianças, mais tarde teremos jovens e adultos responsáveis no trânsito", declarou.
O vereador Levi Oliveira, que é autor de um Projeto de Lei que visa promover a educação no trânsito e incentivar a adoção de comportamentos seguros para todos, destacou a necessidade desse diálogo com as diversas instituições. “O objetivo dessa audiência pública é falar sobre educação e segurança no trânsito, uma preocupação recorrente, além do respeito ao pedestre, ao ciclista, a quem é mais vulnerável no trânsito. Queremos trazer esses assuntos à tona com os diversos órgãos, como a SMTT, Setransp, Polícia Rodoviária Federal, entre outros, para trazer a melhoria e a segurança para a população”, afirmou.
Ações
Representando a SMTT, o agente Reinato Santos ocupou o tempo da plenária para falar sobre o tema "Educação e a Segurança no Trânsito no Município de Aracaju". Ele explicou que a parte mais frágil do trânsito são os motociclistas, ciclistas e pedestres, e destacou que a SMTT, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), tem intensificado ações, principalmente para os pedestres.
Ele citou o caso das mudanças que estão em curso atualmente na avenida Beira Mar, onde, por conta da obra de construção do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, de responsabilidade do Governo do Estado. Por conta da obra, a SMTT realizou alterações, inclusive, na travessia dos pedestres no local. "Isso requer uma atenção da SMTT no local, para sensibilizar as pessoas na questão da travessia dos pedestres. É um trabalho que une a conscientização e a fiscalização", disse.
O agente Reinato Santos destacou, ainda, outras ações realizadas pela SMTT, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito. “Nós ministramos palestras nas quais abordamos sobre o comportamento no trânsito. E queremos ampliar ainda mais as nossas ações. Podem nos solicitar, por meio do nosso portal, e dar sugestões de onde podemos cooperar com ações educativas. A gente não vai mudar todo mundo, mas se conseguirmos a mudança de comportamento de alguém, em nossas palestras, isso fará toda a diferença", afirmou.
Participaram da Audiência Pública, também, Raissa Cruz, superintendente do Setranp; tenente-coronel Silveira, comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária Federal de Sergipe; Ticiane Costa, vice-presidente da Comissão de Direito de Trânsito e Mobilidade Urbana da OAB-SE e coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-SE; e Elaine Cristina dos Santos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.