Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

SMTT de Aracaju apresenta ações da campanha Maio Amarelo com foco na educação para o trânsito




24.04.25 16:55

 

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET/SMTT), realizou nesta quinta-feira, 24, uma apresentação inicial da programação da campanha do Maio Amarelo, que visa ampliar a conscientização sobre segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes, mortes e feridos nas estradas. O evento, realizado no auditório da superintendência, foi destinado ao público interno da SMTT, e contou com uma palestra sobre “Trânsito e o Comportamento Humano”. Houve também um momento lúdico e educativo, com uma apresentação do Grupo Cones de Teatro.


Durante a abertura, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, destacou a necessidade de compartilhar com a sociedade a responsabilidade por um trânsito mais seguro. “Maio Amarelo é um tempo de reflexão para todos nós, que somos operadores do trânsito, e para a população, que precisa mudar a mentalidade. É um dever da população querer reduzir o número de acidentes e de mortes. O Maio Amarelo representa essa mudança, esse repensar, esse olhar diferente para o local onde todos nós estamos todos os dias, que é o trânsito. É preciso que todos nós, junto a tantos outros órgãos, nos juntemos e comecemos a fazer esse trabalho, para que a gente possa ter um trânsito mais tranquilo e mais humano”, afirmou.


Representando a prefeita Emília Corrêa, a consultora extraordinária da Prefeitura de Aracaju, Alana Vasconcelos, destacou a importância do evento e sobre o trabalho realizado pela superintendência. “Aqui na SMTT, quando estagiei há muitos anos, tive a oportunidade de aprender o que de fato é a educação no trânsito. Aqui eu aprendi que o processo educacional acontece no nosso transitar. A gente pode ter a melhor estrutura viária na cidade, trazer as melhores inovações, mas se não trabalharmos a educação, não vai adiantar nada. A prefeita Emília Corrêa também acredita muito na educação e que a gente precisa, antes de pensar na mobilidade urbana para veículos, pensar na cidade para as pessoas”, declarou.


A apresentação da programação foi feita pela coordenadora da CET, Monike Barbosa, e contou também com a participação do diretor de trânsito da SMTT, Julio César Zambon, que explicou sobre a necessidade das ações do Maio Amarelo. “O trânsito é uma construção conjunta, é respeito, é gentileza. E a educação que a gente traz de casa, da nossa formação, se reflete no trânsito”, disse.


Para a coordenadora Monike Barbosa, é de grande relevância que todos os colaboradores da SMTT tenham conhecimento da programação do que será realizado durante o mês de maio. “Esta é uma cerimônia para aproximar e mostrar que todos fazem parte desta campanha. Estamos criando forças aqui para que a campanha se expanda e se espalhe pela cidade. Para isso acontecer, temos que fortalecer a nossa equipe, nosso time interno, e a partir daí, expandir para a sociedade”, afirmou.

Palestra e programação


Ainda durante a apresentação, os colaboradores da SMTT puderem assistir a uma palestra com o tema “Trânsito e o Comportamento Humano”, ministrada pelo psicólogo José Paulo Andrade. Durante sua fala, o especialista destacou aspectos importantes sobre a relação entre as atitudes das pessoas e a segurança nas vias. “Trânsito vai além das leis e das normas, o mais importante é o comportamento. A gente lida muito com essa dificuldade das pessoas que não entendem isso. O processo de educação permanente é algo que faz falta”, explicou.


A programação da campanha do Maio Amarelo, que será realizada pela SMTT de Aracaju, está com ações diversificadas ao longo de todo o mês, voltada à conscientização sobre a segurança no trânsito. As atividades incluem blitze educativas, palestras, workshops, apresentações teatrais e ações em escolas, universidades, empresas e vias públicas da capital. A campanha reúne diferentes órgãos de trânsito e parceiros da sociedade civil em uma grande mobilização que visa promover atitudes mais seguras e responsáveis no trânsito, destacando a importância da educação como ferramenta de prevenção. O encerramento será marcado por uma blitz educativa com cortejo teatral na Orla de Atalaia.

Contatos