Tamo Junto Aracaju: população do Olaria comemora atendimento da SMTT perto de casa
22.11.25 18:31
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Sábado, 22 Novembro 2025 18:31
A manhã deste sábado, 22, foi marcada por acolhimento e muitos serviços para a comunidade do bairro Olaria e regiões próximas. A Escola Municipal Oviêdo Teixeira recebeu a quarta edição do Tamo Junto Aracaju, iniciativa da Prefeitura de Aracaju que leva diversos atendimentos às comunidades, reunindo em um só lugar ações de saúde, cidadania, assistência e serviços municipais. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esteve presente oferecendo atendimento facilitado para quem precisava resolver pendências sem sair do próprio bairro.
Entre os serviços disponibilizados pela SMTT estavam a emissão do Cartão de Estacionamento para idosos, gestantes e agendamento de perícia para pessoas com deficiência; orientações sobre Passe Livre; suporte da Ouvidoria; e esclarecimentos sobre recursos de multas e processos ligados à CNH. Quem passou pela sala da SMTT aprovou a iniciativa e destacou a economia de tempo e a facilidade trazida pela presença do órgão tão perto de casa.
Foi o caso da acompanhante terapêutica Taislainny Alcântara, de 26 anos, que mora no bairro Olaria. Ela aproveitou a ação para procurar saber como obter o Passe Livre para o transporte coletivo. “Vim saber quais são os pré-requisitos para o Passe Livre e buscar outros serviços também. Acho essa ação aqui fundamental, é uma forma de inclusão. No dia a dia muitos trabalham, outros têm filhos para cuidar, então às vezes fica difícil ir até a SMTT procurar resolver o que precisa. Então ter uma ação como essa aqui no bairro, em um sábado, dentro de uma escola pública, ajuda a informar as pessoas e agilizar o tempo de quem precisa destes serviços”, afirmou.
Já o aposentado Delmiro Batista dos Santos, de 70 anos, esteve no Tamo Junto Aracaju para fazer algumas solicitações à SMTT. “Vim pedir a construção de uma nova ciclovia na avenida Santa Gleide e um ponto de ônibus na avenida Osvaldo Aranha. Achei bem interessante, uma iniciativa muito boa e bem progressista. Isso é uma forma de levar os serviços para perto da comunidade. Eu e os moradores do bairro só tenho a agradecer e parabenizar”, disse.
Quem também aprovou foi o oficial de manutenção Vanderlan Moura da Silva, de 63 anos, foi em busca do seu cartão de estacionamento para idoso. “O atendimento aqui foi muito bom. Eu trabalho a semana toda, e o único dia que tenho tempo para resolver as coisas é no sábado. Então hoje vim na sala da SMTT aqui para solicitar o cartão de estacionamento para idoso, já que eu sinto muita dificuldade para estacionar nos locais. Estão todos de parabéns por oferecer esse serviço para nós”, declarou.
A manhã também foi especial para as crianças. Enquanto seus pais resolviam pendências, elas participaram das atividades educativas promovidas pelo Grupo Cones de Teatro, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT. Com brincadeiras, jogos teatrais, pinturas e conversas descontraídas, a garotada aprendeu sobre segurança e respeito às regras de trânsito de forma leve e divertida. O escriturário Ademir Tavares Santos Rodrigues, de 39 anos, esteve lá com a sua filha Hadassa Tavares, e aprovou a iniciativa. “Conscientiza as crianças sobre a importância de ter a segurança no trânsito. Já é o primeiro passo para que no futuro elas possam ter a noção do que fazer e de como se comportar no trânsito”, disse.
O superintendente da SMTT de Aracaju, Nelson Felipe, acompanhou os atendimentos e destacou que a iniciativa tem contribuído para melhorar a experiência da população nos serviços municipais. “A gente sabe que muitas pessoas não têm condições de se deslocar até nossa sede durante a semana. Por isso, trazer esses atendimentos para dentro dos bairros é um gesto de cuidado e respeito. A proposta da prefeita Emília Corrêa é justamente aproximar a gestão das pessoas, escutar as demandas de perto e garantir que cada morador tenha acesso aos serviços da Prefeitura de forma simples, rápida e acolhedora”, afirmou.
Sobre o Tamo Junto Aracaju
Criado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), o projeto tem o objetivo de aproximar os serviços públicos da população, descentralizando atendimentos e fortalecendo o vínculo entre gestão e comunidade. Realizado mensalmente, o Tamo Junto reúne diversas secretarias e órgãos municipais, como Saúde (SMS), da Família e da Assistência Social (Semfas), Educação (Semed), Meio Ambiente (Sema), Esporte e Juventude (Sejesp), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), entre outros, visando oferecer ações de saúde, cidadania, cultura, esporte, empregabilidade e bem-estar. A iniciativa busca promover inclusão social e garantir o acesso da população aos direitos e serviços da Prefeitura de forma prática e eficiente.