Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

SMTT de Aracaju reforça sinalização horizontal e reduz número de sinistros em cruzamento no Grageru




25.11.25 12:30

A boa sinalização nas ruas e avenidas da cidade faz toda a diferença para um trânsito mais seguro. As ações de manutenção e implantação de sinalizações em toda a capital vem sendo intensificadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), integrando o planejamento estratégico do órgão que tem como foco a melhoria da mobilidade urbana, da fluidez do tráfego e, principalmente, da segurança viária.

Exemplo disso está no bairro Grageru, no cruzamento da Avenida Franklin de Campos Sobral com as ruas Luiz da Hora Santos e Milton do Prado Melo. Na região, onde se encontram restaurantes, escolas, residências e casas comerciais, muitos sinistros já foram registrados. Após um estudo técnico para identificar as causas das ocorrências e propor soluções eficazes, a SMTT fez o reforço da pintura da sinalização no solo, o que resultou em uma expressiva redução de ocorrências. De acordo com dados da SMTT, o último registro de sinistro registrado no local foi no dia 11 de janeiro, há mais de 315 dias.

O assessor técnico da Diretoria de Planejamento e Sistemas da SMTT Aracaju, Vitor Meireles, explica que no início do ano a SMTT foi acionada para analisar a viabilidade da implantação de um quebra-molas no local.

“Durante o estudo técnico nós detectamos que 37% das ocorrências de sinistros nesta avenida aconteciam exatamente neste cruzamento, e que das ocorrências registradas nesse ponto, a grande maioria acontecia no horário do almoço, o que indicava que não havia vinculação com o fluxo de pico da manhã, nem com o fluxo da noite”, disse.

A vistoria realizada pelos técnicos da SMTT detectou que muitos condutores estacionavam nas esquinas, o que além de ser uma infração de trânsito, comprometia a visibilidade dos condutores e aumentava o risco de sinistros. O assessor técnico Vitor Meireles explicou que o estudo indicou que a colocação de um quebra-molas não preenchia os critérios técnicos de implantação, e ainda poderia gerar efeitos negativos para a circulação, como o aumento do tempo de resposta de veículos de emergência.

“Desta forma, a SMTT indicou que o mais adequado seria a implantação de um reforço da sinalização horizontal para coibir essa conduta inadequada que estava causando prejuízo à visibilidade e levando a um aumento dos sinistros no local. O resultado disso foi claro. Antes dessa intervenção era registrada uma ocorrência a cada 105 dias. E desde que realizamos essa intervenção, já estamos a mais de 300 dias sem qualquer ocorrência”, afirmou.

Redução das ocorrências

Comerciantes e moradores do local afirmam que após a intervenção da SMTT, as ocorrências de sinistros reduziram significativamente. Foi o caso de Márcio de Oliveira, gestor de uma imobiliária localizada na esquina do cruzamento da avenida Franklin de Campos Sobral com a rua Milton do Prado Melo. “Realmente depois que foram colocadas as sinalizações não está mais acontecendo sinistros por aqui. Isso está sendo muito bom. Aqui tinha colisão de veículos com bastante frequência, e já estamos aí vários meses sem nenhuma batida”, disse.

Opinião semelhante tem o comerciante José Dionísio Nascimento Júnior, que tem um armazém na avenida. “Aqui aconteciam acidentes com muita frequência nesse cruzamento, praticamente toda semana. Eu mesmo fui vítima, há uns dias. Mas com o trabalho da SMTT a gente conseguiu ter uma melhora, porque nunca mais aconteceu nenhuma batida de veículos por aqui. Além disso, agora os carros conseguem estacionar no local correto, porque as ruas estão com a sinalização”, afirmou.

Do primeiro dia do ano até o dia 15 de novembro, foram executadas 1.999 intervenções de sinalização horizontal e vertical. Entre as ações estão as pinturas de faixas de pedestres, implantação e reimplantação de placas, além da revitalização e manutenção de sinalizações já existentes. Somente no bairro Grageru já foram executadas 40 ações de melhorias na sinalização viária.

Dados Estatísticos

Edital de Autuações

Contatos

banner-fala-cidadao