Prefeitura de Aracaju alerta para crescimento dos sinistros de trânsito envolvendo motociclistas
10.12.25 18:09
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Quarta, 10 Dezembro 2025 18:09
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), acendeu um alerta diante do aumento dos sinistros de trânsito envolvendo motociclistas na capital. Entre janeiro e nove de dezembro de 2025, dados parciais registraram 3.617 sinistros de trânsito, dos quais 1.668 envolveram motociclistas. No mesmo período de 2024, foram contabilizados 3.404 sinistros, sendo 1.461 com participação de condutores e passageiros com motos, o que aponta crescimento de 14,1% nas ocorrências envolvendo esse público.
A gravidade também aparece nos dados de mortalidade. Neste ano, até nove de dezembro, Aracaju registrou 30 mortes de motociclistas, número superior aos 23 óbitos contabilizados em 2024, uma elevação de 30,4%. Até o dia nove de maio deste ano, o aumento dos sinistros fatais envolvendo motociclistas chegou a alcançar 44,4%, evidenciando a tendência de crescimento.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Aracaju lançou uma campanha de conscientização para reduzir os sinistros de trânsito com motociclistas, reforçando orientações de segurança e incentivando práticas que evitem comportamentos de risco. No panorama geral do trânsito, o total de sinistros também subiu de 3.404 para 3.617 entre 2024 e 2025, o que representa aumento de 6,2%.
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), até novembro deste ano Aracaju já contabilizava 106.074 veículos de duas rodas, entre motocicletas, ciclomotores e motonetas. No mesmo período do ano passado, o total registrado foi de 99.234 veículos. Isso representa um crescimento de aproximadamente 7% na frota desse tipo de transporte na capital.
Segundo o diretor de trânsito da SMTT, Julio César Zambon, o cumprimento das normas de circulação é fundamental para reduzir os sinistros envolvendo motociclistas. “Grande parte das ocorrências têm relação direta com condutas que descumprem regras básicas do Código de Trânsito Brasileiro, como desrespeitar a sinalização, ignorar o sinal vermelho, utilizar celular ao pilotar suas motocicletas. Os motociclistas também devem praticar os princípios da direção defensiva, seguindo a regra de ver e ser visto, para evitar pontos cegos dos demais condutores”, afirmou.
Outro comportamento arriscado muito observado nas vias de Aracaju é a prática de “costurar no trânsito”, quando o motociclista faz movimentos rápidos em zigue-zague entre os veículos. A adoção de hábitos simples contribui significativamente para a prevenção de sinistros. O uso correto do capacete, a atenção nas mudanças de faixa e o respeito aos limites de velocidade como atitudes essenciais para preservar vidas.
Com o aumento expressivo dos sinistros e vítimas fatais, a SMTT destaca que a mudança de comportamento no trânsito é urgente e depende de cada condutor. A nova campanha da Prefeitura tem como foco justamente fortalecer essa conscientização e reduzir o número de vidas perdidas no trânsito da capital.
Por: Yure Pio