Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Prefeitura de Aracaju registra mais de 230 veículos abandonados em 2025




10.12.25 18:11

Fotos: Ascom/SMTT

Veículos em estado de abandono comprometem a mobilidade urbana, servem como abrigo de insetos e foco de doenças, e podem contribuir para a insegurança em determinadas áreas da cidade. Entre 1º de janeiro e 1º de dezembro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), contabilizou 232 denúncias de veículos abandonados em diferentes bairros da capital. Farolândia, Aruana e Santos Dumont são alguns dos bairros com maior quantidade registrada de veículos abandonados. Qualquer pessoa pode denunciar, por meio da plataforma AjuInteligente, no endereço: https://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br. É necessário informar a localização exata e as características do veículo abandonado.

O volume de denúncias impulsionou o trabalho de campo das equipes de trânsito, responsáveis por verificar cada local indicado. Segundo o coordenador de Trânsito da SMTT, Walter Faro, ao receber as denúncias, são realizadas vistorias presenciais dos veículos suspeitos de abandono. “A inspeção segue critérios técnicos, então a gente avalia se os pneus estão murchos ou ausentes, se a lataria está deteriorada, se os vidros estão quebrados, se há ferrugem acentuada e até mesmo acúmulo de lixo ou vegetação embaixo do automóvel”, explicou.

Quando o abandono é comprovado, a SMTT inicia o procedimento administrativo. “Se conseguimos identificar o proprietário, o veículo é adesivado no próprio local e o responsável tem sete dias para regularizar a situação. Quando não há possibilidade de localizar o dono, o carro é removido para o pátio terceirizado”, explica Faro. Ele acrescenta que muitos desses automóveis chegam a apresentar chassi ilegível ou até ausência de placa.

A atuação da SMTT segue o que determina a Lei nº 14.440/2022, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro para permitir a remoção de veículos abandonados, deteriorados ou acidentados, mesmo sem haver infração direta de trânsito.

Dados Estatísticos

Edital de Autuações

Contatos

banner-fala-cidadao