Aracaju Segura: Prefeitura já forneceu 150 imagens de videomonitoramento para Segurança Pública
11.12.25 12:50
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Quinta, 11 Dezembro 2025 12:50
Com o objetivo de auxiliar na prevenção e solução de crimes, além de promover uma maior segurança urbana e viária da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), já forneceu, até 9 de dezembro deste ano, um total de 150 imagens de videomonitoramento para diversos órgãos da Segurança Pública. A iniciativa está dentro do programa “Aracaju Segura”, lançado pela gestão municipal no mês de julho.
As imagens e informações foram cedidas a diversos órgãos, como Polícia Federal, Delegacia de Turismo (Detur), Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (DEDT), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), entre outras delegacias.
O Diretor de Trânsito da SMTT, Julio César Zambon, ressalta que esse trabalho segue critérios rigorosos de segurança e confidencialidade. “Em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados, as imagens são fornecidas unicamente à Polícia Civil e ao Judiciário. Nós não fornecemos as imagens para pessoas particulares que venham nos solicitar”, explicou. Ele acrescenta que o programa vem fortalecendo a integração entre os órgãos públicos.
“Essa parceria e colaboração da SMTT com os órgãos investigativos da Polícia Judiciária, para o fornecimento das imagens utilizadas no monitoramento do trânsito da cidade, é fundamental para apoiar investigações, agilizar respostas e contribuir para que tenhamos uma cidade mais segura”, disse.
O programa “Aracaju Segura” é coordenado pela SMTT e pela Secretaria Municipal da Segurança e da Cidadania (SSM/AJU), e aposta na tecnologia como aliada da proteção à população. A iniciativa conta com 207 câmeras inteligentes espalhadas em pontos estratégicos, como corredores viários e terminais de integração. Os equipamentos são monitorados 24 horas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da SMTT, como explica o coordenador agente Matos.
“Desse total, 80 câmeras são de leitura de placa, que atuam em tempo real e detectam quando algum veículo com restrição passa pelas vias. Além disso, temos 77 câmeras distribuídas em outros pontos, que fazem a gravação do fluxo de pessoas e veículos, e mais 50 câmeras de reconhecimento facial, instaladas nos terminais rodoviários da capital”, explicou.