SMTT de Aracaju reúne órgãos parceiros e realiza última blitz educativa integrada do ano
15.12.25 16:30
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Segunda, 15 Dezembro 2025 16:30
Fotos: Yure Pio / Ascom SMTT
Consultora técnica da SMTT, Selma Dantas
Fotos: Yure Pio / Ascom SMTT
Consultora técnica da SMTT, Selma Dantas
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizará nesta terça-feira, 16, às 18h, no calçadão da Praia Formosa, a última blitz educativa integrada de 2025. A ação reunirá diversos órgãos de trânsito, saúde e educação, com o objetivo de reforçar orientações, promover conscientização e incentivar comportamentos mais seguros nas vias da capital.
A iniciativa marca a continuidade do trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido ao longo do ano. Segundo a consultora técnica da SMTT, Selma Dantas, o esforço integrado tem buscado soluções práticas e efetivas para reduzir os sinistros de trânsito. “É a continuidade do trabalho que fazemos de forma integrada, buscando saídas para reduzir os sinistros de trânsito de uma maneira geral. Temos uma preocupação muito grande em relação a isso, tanto que o superintendente Nelson Felipe vem reunindo os órgãos e criou um grupo de discussões voltado a encontrar mecanismos para diminuir os sinistros, principalmente os que envolvem motocicletas”, explica.
Durante a blitz, serão distribuídos materiais educativos, incluindo o lixo car, e os órgãos participantes também levarão seus próprios conteúdos informativos. “Estamos pedindo que todos levem seus materiais para que possamos juntar e entregar à população, ajudando as pessoas a melhorar a conduta no trânsito”, acrescenta Selma.
Além da entrega de materiais, a ação tem como foco o diálogo direto com motoristas, motociclistas e pedestres. “O ponto principal é a conversa, olho no olho, orientando e pedindo o apoio da população, porque os órgãos de trânsito não podem trabalhar sozinhos. Precisamos do engajamento de todos para virar essa chave e reduzir os sinistros de trânsito”, destaca.
Dados
Segundo dados fornecidos pela SMTT, pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), pelo Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e pelo Instituto Médico Legal (IML), de 1º de janeiro a 11 de dezembro deste ano, 63 pessoas perderam a vida em sinistros de trânsito em Aracaju. Desse total, 31 estavam em motocicletas, 15 eram pedestres, 6 ciclistas, 7 condutores de veículos e 4 passageiros.
Esse número total reflete um aumento de 21,15% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 52 pessoas morreram vítimas de sinistros de trânsito. Desse total, 23 mortes foram relacionadas a sinistros envolvendo motocicletas, 14 pedestres, 11 ciclistas, 3 condutores de veículos e 1 passageiro.