Volta às aulas: SMTT leva orientação a pais e alunos da rede municipal sobre educação para o trânsito
02.02.26 11:14
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Segunda, 02 Fevereiro 2026 11:14
SMTT auxilia alunos na travessia a faixa de pedestres
Equipe da SMTT Aracaju na volta às aulas da rede municipal
Selma Dantas, consultora técnica da SMTT
Carlos Augusto de Souza Pinheiro, advogado
Grupo Cones faz a recepção dos alunos
SMTT auxilia alunos na travessia a faixa de pedestres
Equipe da SMTT Aracaju na volta às aulas da rede municipal
Selma Dantas, consultora técnica da SMTT
Carlos Augusto de Souza Pinheiro, advogado
Grupo Cones faz a recepção dos alunos
O mês de fevereiro começou com grande expectativa para milhares de alunos da rede municipal de ensino que retornaram às aulas na manhã desta segunda-feira, 2. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), deu início a uma série de ações voltadas para a educação no trânsito em algumas unidades de ensino durante a chegada dos alunos. A primeira foi em frente a duas escolas: Emef Presidente Vargas e Emei José Garcez Vieira, no bairro Siqueira Campos.
A ação foi conduzida pelo Grupo Cones de Teatro, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT. Vestidos de personagens lúdicos os atores do grupo auxiliaram as crianças na travessia da faixa de pedestre e passaram orientações aos pais e alunos sobre os bons hábitos no trânsito.
“A consultora técnica da SMTT, Selma Dantas, explicou o foco das orientações realizadas na ação e detalhou os principais pontos abordados. “Estamos presentes aqui para passar todas as orientações aos pais e alunos. Hoje, especificamente, estamos falando sobre a proibição de estacionar em fila dupla e sobre o respeito à faixa de pedestres. Vamos intensificar esta ação durante toda a semana nas escolas municipais. A gente pede aos pais que nos ajudem obedecendo às orientações, evitando fila dupla e sempre procurando o melhor espaço para deixar os seus filhos com segurança na escola”, afirmou.
Além do Grupo Cones de Teatro, a ação contou com a presença de agentes de trânsito, que fizeram a segurança viária no local, e de servidores da SMTT. Com placas informativas e frases como “Pare, olhe e respeite! A vida dos pequenos vem primeiro”, a SMTT buscou levar mais conscientização para todos. Em frente à Emei José Garcez Vieira, o grupo também interagiu de forma lúdica com os pequenos, entregando brindes e dando as boas-vindas aos alunos.
O advogado Carlos Augusto de Souza Pinheiro, de 31 anos, foi levar a sua filha no primeiro dia de aula, e disse ter gostado da ação de conscientização. “Nós temos que ensinar para as nossas crianças, desde cedo, a importância do trânsito, a necessidade de atravessar na faixa. Os pedestres devem ter essa consciência de saberem se locomover nos locais apropriados para evitar acidentes, as boas práticas no trânsito, o respeito à sinalização. Esse é um trabalho excepcional que a SMTT está fazendo aqui nas escolas de Aracaju”, declarou.
Confira a programação da semana:
Terça-feira 03/02
LOCAL: Emei Ana Luiza Mesquita
ENDEREÇO: Rua Alagoas, 2.051, bairro José Conrado de Araújo
HORÁRIO: 6h30
Quarta-feira 04/02
LOCAL: Emef Anísio Teixeira
ENDEREÇO: Rua Firmino Fontes, 381, bairro Atalaia
HORÁRIO: 6h30
Quinta-feira 05/02
LOCAL: Emef Juscelino Kubitschek
ENDEREÇO: Rua Coronel José F. de Albuquerque, 2.289, bairro Coroa do Meio
HORÁRIO: 6h30
Sexta-feira 06/02
LOCAL: Emef João Oliva
ENDEREÇO: Avenida Alexandre Alcino, bairro Santa Maria
HORÁRIO: 6h30.