População aprova ação educativa da SMTT para conscientização no trânsito durante o Carnaval
12.02.26 14:33
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Quinta, 12 Fevereiro 2026 14:33
Roberto José dos Santos, feirante
Genivaldo Esaltino dos Santos, feirante
Aline Teles de Oliveira, feirante
Selma Dantas, consultora técnica da SMTT
Roberto José dos Santos, feirante
Genivaldo Esaltino dos Santos, feirante
Aline Teles de Oliveira, feirante
Selma Dantas, consultora técnica da SMTT
Quem esteve na feira do conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia, na tarde de quarta-feira, 10, testemunhou mais uma ação da Prefeitura de Aracaju voltada para a conscientização no trânsito. Através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a gestão municipal levou ao local o Grupo Cones de Teatro, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, com o seu “Bloco da Segurança”. Entre bancas e corredores movimentados, marchinhas carnavalescas e abordagens lúdicas chamaram a atenção de comerciantes, feirantes e frequentadores para a importância de atitudes responsáveis durante o período de festas.
A iniciativa integra uma série de ações que estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade ao longo da semana. Com música e cartazes, a equipe da SMTT levou mensagens como “Se beber, não dirija” e “Motociclista consciente curte o carnaval até o final”, destacando a necessidade de condutas prudentes, especialmente em uma época marcada pelo aumento do fluxo de veículos e pessoas.
Para as pessoas que acompanharam a ação, a avaliação foi positiva. O feirante Genivaldo Esaltino dos Santos, que trabalha há seis meses na feira, destacou que a organização do trânsito no entorno é fundamental para a rotina de quem atua no local. “É bom porque aqui no entorno da feira a gente faz a descarga dos produtos que nós trazemos, e é preciso organizar o trânsito aqui. Acho muito válida esta ação, porque a segurança dos condutores e pedestres deve vir em primeiro lugar, e é muito importante incentivar as pessoas a atravessarem na faixa de pedestre”, disse.
Já o feirante Roberto José dos Santos, de 61 anos, disse que a mensagem ganha ainda mais importância no período carnavalesco, quando a imprudência pode trazer consequências graves. “Principalmente agora, no período do carnaval, tem que ter o maior cuidado para não beber e dirigir, para evitar acidentes, não colocar a vida das pessoas em risco. Apoio bastante esta ação de conscientização. A SMTT está de parabéns”, declarou.
Opinião semelhante teve Aline Teles de Oliveira, de 36 anos, que chamou a atenção para a necessidade de reforçar constantemente a orientação aos motoristas. Ela avaliou que a presença da SMTT na feira contribui para alertar a população sobre comportamentos que ainda colocam vidas em risco nas vias da cidade. “Está precisando muito. A SMTT está sempre presente orientando os motoristas, e nós sabemos que tem muitos que são irresponsáveis no trânsito, que fazem muitas ultrapassagens perigosas”, afirmou.
A consultora técnica da SMTT, Selma Dantas, destacou que ações educativas como esta contribuem para fortalecer a cultura do respeito e da responsabilidade nas vias. “Estamos sempre presentes na prevenção, tanto no carnaval, quanto nos feriados prolongados, levando às ruas, empresas, instituições a forma mais correta para pedestres, ciclistas e condutores andarem no trânsito. Estamos trazendo hoje orientações para os foliões brincarem o carnaval e voltarem para casa com segurança”, declarou.