Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Nova sinalização semafórica facilita a circulação de veículos




15.12.10 19:20

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito untitled(SMTT ), está ativando os novos radares, fotosensores e lombadas com o objetivo de renovar todo o equipamento da fiscalização eletrônioca da cidade. Os novos equipamentos devem entrar em funcionamento no início do próximo ano, depois de aferidos e de ampla divulgação na imprensa.

A localização dos aparelhos segue critérios de estudos técnicos realizados pela SMTT com base no histórico de acidentes e desrespeito à velocidade máxima permitida, dificultando inclusive a circulação de pedestres. Muitos desses locais em que estão sendo instalados os equipamentos foram solicitações da própria comunidade, como os que estão situados nas avenidas Desembargador Maynard, Santa Cleide e Santos Dumont.

"Estamos instalando mais 35 novos aparelhos que vão se somar aos 65 existentes. São 40 radares, 40 avanços de sinal e 20 lombadas. Eles objetivam disciplinar a circulação de veículos. Só será multado quem não cumprir a normatização convencionada. Os aparelhos só multam que não obedece às regras pré-estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito", comentou o superintendente de Transportes e Trânsito, Osvaldo Nascimento.

Segundo Osvaldo Nascimento, o número de multas que se registra mensalmente é mínimo em relação a frota circulante em Aracaju. "Temos 230 mil veículos dia,  nas ruas e as multas não ultrapassa a 0,43% da frota circulante, incluindo aí àqueles que são multados com certa frequência", informou.

Leds

Desde que a prefeitura substituiu os semáforos comuns pelos sinais com Leds - uma iluminação com maior visibilidade e com temporizador - foi registrada uma significativa redução nas multas de trânsito aplicadas. A explicação é simples: onde há fotosensores existem Leds com contadores regressivos e através deles os condutores podem visualizar a abertura e o fechamnento do semáforo.

 

Contatos