21.12.10 17:05
O uso do telefone celular ao dirigir e a não utilização do cinto de segurança são infrações registradas com frequência no trânsito de Aracaju. Boa parte dos motoristas que trafegam diariamente pelas ruas da cidade insiste em transitar sem o cinto de segurança ou falando ao celular enquanto dirige. Por conta disso, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vai intensificar a fiscalização.
"A SMTT pretende intensificar ações de conscientização explicitando os riscos oferecidos por esse tipo de prática", disse o superintendênte Osvaldo Nascimento. De acordo com ele, os acidentes, em sua maioria, ocorrem motivados por momentos de distração provocados por atividades como falar ao celular no trânsito.
"Além disso, também observamos, no caso de acidente, que muitas lesões são provocadas por desobediência a critérios essenciais como o uso do cinto de segurança", ressaltou o superintendente. As infrações mais comuns cometidas pelos motoristas que circulam no trânsito da capital são: parar em local proibido, estacionar sobre calçadas, não usar o cinto de segurança e falar ao celular com o veículo em movimento.
Levantamento
Um levantamento efetuado por técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito constatou que nos onze meses deste ano cerca de 3.386 motoristas foram flagrados circulando sem o cinto de segurança e 2.964 falando ao telefone com o veículo em movimento.
A SMTT continuará fiscalizando. Todos os motoristas flagrados pelos agentes serão devidamente autuados conforme o Código Brasileiro de Trânsito. "É necessário que os condutores tenham consciência dos riscos envolvidos e ajam com responsabilidade ao volante", comentou Osvaldo Nascimento.