21.03.11 20:17
O momento atual, segundo a coordenadora Márcia Valéria Santana, é de organizar as atividades do departamento para este ano. Dentre elas, estão a preparação de esquetes para serem aplicadas nas ações educativas no trânsito vivo da cidade e em unidades escolares (privadas ou públicas). “O intuito é sensibilizar as pessoas que assistirem as apresentações, articuladas com ações posteriores, sobre como alcançar uma boa educação para o trânsito e em quê este fator interfere”, coloca Valéria Santana. Segundo ela antecipa, esse tipo de mobilização melhora o nível consciente de quem se relaciona diariamente com o trânsito – condutores e pedestres –, tendenciando o respeito e parceria entre aqueles que encontrem algum tipo de resistência no âmbito da mobilidade urbana.
Dentre os temas planejados para contribuir na conscientização das pessoas (em atender a legislação do trânsito) que devem ser contemplados pelas peças teatrais, estão o respeito à faixa de pedestre, sinalização visual das vias e às vagas preferenciais.
“Precisamos potencializar o nosso trabalho com instrumentos educativos valiosos como este”, considera o superintende Antônio Samarone. Para ele, as esquetes e ações planejadas devem servir para a sociedade passar a dominar melhor as questões inerentes ao trânsito de Aracaju. “E crescer no debate, juntamente com a SMTT, relativo à compreensão sobre mobilidade urbana”.
Diferencial
O grupo teatral formado por estudantes de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal de Sergipe, puxou o mote principal da ocasião. E é a partir dessa parceria que a coordenadora, Márcia Valéria Santana, acredita alcançar a sociedade. A arte auxilia as pessoas a refletirem e, diante da temática, as impulsionam para que se tornem mais sensitivas neste biênio 2011/2012 e ainda auxiliem ativamente na construção de um quadro viável para a mobilidade urbana para Aracaju.