28.03.11 15:04
Na manhã desta segunda-feira, 28, em entrevista a George Magalhães, no programa Liberdade sem Censura, o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, falou sobre as medidas que serão adotadas após a rescisão contratual com as empresas Splice e Eliseu Kopp.
Na última sexta-feira, a Prefeitura de Aracaju anunciou o cancelamento dos contratos com as duas empresas - após denúncia de esquemas de fraudes que as envolviam. Com essa decisão, a fiscalização eletrônica em Aracaju está suspensa e os conhecidos “pardais” estão sem funcionamento.
“As duas empresas estão com irregularidades em outras cidades, mas não em Aracaju. O Tribunal de Contas informou que os contratos ferem a lei de responsabilidade fiscal e o Prefeito Edvaldo Nogueira não poderia fazer outra coisa a não ser rescindir os contratos. É claro que isso não minimiza o problema do trânsito em Aracaju pois, querendo ou não, a fiscalização eletrônica é um “freio” a óbitos, já que a maioria dos acidentes estão relacionados à alta velocidade, aliada ou não ao álcool”, afirma Samarone, destacando também a dificuldade que a SMTT terá a partir de agora para controlar a velocidade dos veículos.
“Peço à população que seja consciente e não ultrapasse a velocidade, que tenham cuidado e bom senso. Mesmo com os equipamentos desligados, vamos evitar que nossas pistas sejam transformadas em pistas de corrida. Diariamente, centenas de pessoas são mutiladas pelos acidentes de trânsito e não queremos isso para Aracaju", ressaltou Samarone.
O Superintendente destacou também que a SMTT possui funcionários corretos e preparados que prestam um serviço qualificado à população de Aracaju. Disse ainda que o Controle do Conselho Nacional do Trânsito deve tentar viabilizar essa fiscalização eletrônica sem que empresas como a Splice e Eliseu Kopp tenham esse monopólio e não aconteça o que está ocorrendo em nossa capital.
A SMTT vai adotar algumas medidas, “Por enquanto, contaremos com a ajuda dos guardas de trânsito. Teremos a fiscalização dos semáforos e ações de melhoria no tráfego. No entanto, a Prefeitura de Aracaju vai encontrar alternativas rápidas para evitar acidentes”, finalizou Samarone.