Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Consciência e educação no trânsito tornam-se prioridade em escolas particulares de Aracaju




28.03.11 20:51

De acordo com artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro “A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito." Neste sentido a Coordenação de Educação no Trânsito, da Superintendência Municipal de Trasporte e Trânsito (SMTT) promove nesta segunda-feira, 28, e terça-feira,29, das oito ao meio dia, na Diretoria de Trânsito da SMTT, o Curso de Operador de Trânsito.

Ligado ao projeto “Lição de Cidadania” o curso está sendo ministrado pela Instrutora de Formação de novos Operadores de Trânsito (Foto: Cleverton Ribeiro)trânsito Selma da Mata, e tem como objetivo buscar aproximação entre a comunidade e o poder público através da parceria da SMTT com escolas particulares e públicas, oferecendo a oportunidade de formar, pessoas capazes de ordenar o trânsito na circunvizinhança das escolas, nos horários de entrada e saída dos alunos.

Cada escola parceira do projeto envia entre três e quatro representantes e estes recebem durante o curso noções da legislação de trânsito, regra de circulação de conduta e cidadania no trânsito. Ao final os representantes das escolas recebem o certificado de Operador de Trânsito e a partir daí terão o importante papel de orientar os pais dos estudantes a não pararem em fila dupla, faixa de pedestre e calçadas para que o trânsito da região flua bem.

Os operadores de trânsito não têm o poder de multar aqueles que desrespeitam as leis, eles A Instrutora de Trânsito Selma da Mata (Foto Cleverton Ribeiro)são agentes multiplicadores da organização do trânsito para torná-lo mais humanizado. “Este projeto vai além da transmissão do conhecimento técnico ele realmente visa a cidadania, busca conscientizar toda aquela comunidade que a via pública deve funcionar de forma democrática para que todos possam desfrutar de um trânsito mais respeitoso e solidário”, explicou Selma da Mata.

Parcerias

O projeto conta 22 escolas particulares como parceiras, além disso, segundo Selma da Mata a Coordenadoria de Educação no Trânsito está absorvendo a demanda de outros estabelecimentos e firmando novas parcerias com clinicas, shoppings e igrejas. Nesta edição do curso de Capacitação de Operadores de Trânsito participam os colégios Master, Jardins e a Igreja Quadrangular.

Além do curso, a Coordenadoria ministra palestras em escolas sobre educação no trânsito, que têm como público alvo os pais de alunos. Nesta segunda-feira às 18:30 e às 20:30 horas ocorrerá no colégio COC – São Paulo, uma destas palestras, que visa mostrar aos pais dos estudantes como o desrespeito as leis de trânsito pode colocar em risco a vida de seus filhos e de outras crianças.

Para se tornar parceiro do projeto basta entrar em contato com a a Coordenadoria de Educação no Trânsito, através do telefone 3179-1450.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contatos