28.03.11 23:13
Uma chamada para o 118, Plantão de Operações da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), na sexta-feira, 25, por volta das 20h, informa que um carro está parado de forma indevida na Rua Sargento Zacarias, no bairro Suíssa, obstruindo o trânsito. O Supervisor de Trânsito, Mendonça se dirige ao local, acreditando que se tratava de mais uma infração corriqueira de estacionamento indevido, mas para sua surpresa, quando consultada a placa do carro, o veículo era roubado.
Imediatamente o Supervisor de Trânsito entrou em contato com Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que ficou responsável de tomar as devidas providências. “Isso nunca tinha acontecido comigo, alguns colegas já pegaram casos como este de veículos roubados, mas comigo foi a primeira vez”, explicou o supervisor.
O carro não chegou a ir para o pátio da SMTT, já que a ocorrência se tratava de um furto, o Supervisor de Trânsito, Mendonça, ainda não tem a informação se o carro já foi devolvido ao seu dono e para qual fim aquele veículo havia sido furtado.
São comuns as ligações para o Plantão de Operações da SMTT denunciando situações de transtorno como carros parados em lugares indevidos, que atrapalham tanto pedestres como outros condutores de outros veículos. Além disso, O Plantão de Operação recebe ligações sobre semáforos fora de operação, acidentes de trânsito, pontos de alagamento, entre outros.
Quando um veículo está obstruindo a via pública e é acionado o Plantão de Operação da SMTT, um Supervisor de Trânsito vai ao local e notifica o veículo, após a notificação o veículo pode ser removido e levado ao pátio da SMTT. Lá ficará até seu dono pagar a multa pela infração cometida, também é cobrado por cada dia que o carro passar no pátio.
Se a apreensão veículo ocorre após às 18h, seu dono só poderá o retirar, às 07:00 da manhã do dia seguinte. Dificilmente os donos destes veículos apreendidos não vão resgatá-los, segundo Mendonça, isso só acontece com carros que têm multas que ultrapassam seu valor de mercado.
Uma outra ocorrência atendida pelo Plantão de Operação, porém pouco comum, é o resgate de carros abandonados nas ruas de Aracaju. Estes carros por diversos motivos são abandonados por seus donos e acabam se tornando um trastorno para a comunidade em que se encontra.
O Plantão de Operação Funciona 24 horas e as denuncias e reclamações podem ser feitas através do número 118.