05.04.11 20:12
Nesta terça-feira, 5, vinte e nove alunos do Centro de Formação de Condutores de Aracaju (CFCA) receberam suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Ligado à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o centro possibilita que o cidadão possa adquirir gratuitamente a CNH, o que amplia a possibilidade de incorporação destas pessoas no mercado de trabalho.
Este foi o caso de Viviany Menezes, moradora do bairro Santa Tereza, que conseguiu um emprego por ter tido a oportunidade, através do CFCA, de obter sua habilitação. "Poder tirar a carteira de motorista sem nenhum custo já é uma coisa maravilhosa e logo depois conseguir um emprego é melhor ainda. Com certeza eu não teria entrado no trabalho se não tivesse minha carteira de motorista", disse Viviany.
O Centro de Formação de Condutores de Aracaju foi inaugurado em 07 de agosto de 2007, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju e da SMTT, através da homologação do Decreto Municipal nº 1386. Desde então, já foram entregues mais de 120 carteiras de motorista sem nenhum custo para os alunos. Apenas em 2010, quatro turmas foram formadas.
A ideia de criação do centro veio de um flanelinha. "Eu estava no mercado e um flanelinha se aproximou de mim dizendo que já havia perdido várias oportunidades de emprego por não ter condição de tirar carteira de motorista. Ele sugeriu que nós criássemos um espaço que garantisse a gratuidade da habilitação para a população mais carente. E assim esta ideia foi acatada", lembra o Superintendente da SMTT, Antônio Samarone.
Aprovação
Segundo a Coordenadora Geral do Centro de Formação de Condutores, Edla Albuquerque, a autoescola do centro tem um dos maiores níveis de aprovação no Detran. "As turmas passam por exames psicológicos, clínicos, cursos teóricos que têm duração de 15 horas e ainda as 20 horas de aulas práticas. Os nosso instrutores são agentes de trânsito e membros da equipe do programa educação para o trânsito", explicou Edla.
Com a CNH na mão, Carlos dos Santos Silva, morador do bairro Santa Maria, diz com alegria que o mérito daquela carteira não é só dele. É também de toda a equipe do Centro de Formação de Condutores. "Na prova teórica eu fiz mais de 29 pontos e passei de primeira no exame prático. No centro de formação eles nos preparam para o trânsito, aprendemos de verdade sobre as leis e sobre respeito a nossa vida e a vida dos outros". Carlos, que era vigilante de uma empresa, agora será motorista e passará a ganhar mais, graças a sua CNH. "Isso não teria acontecido se eu não tivesse a oportunidade de tirar minha carteira aqui", completou Carlos.
Inscrições
Os interessados em entrar na autoescola do Centro de Formação de Condutores de Aracaju devem residir município de Aracaju, fazer parte do cadastro único da ação social do governo, ter estudado em escola pública e ter renda máxima de um salário mínimo. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3179-1450.