Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

SMTT e ONU lançam a 'Década de Ação para a Segurança do Trânsito'




10.05.11 15:02

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e em parceria com o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, lançam oficialmente na capital sergipana a ‘Década de Ação para a Segurança do Trânsito 2011/2020'. O momento, que simboliza a paz no trânsito, acontece nesta quarta-feira, 11, às 19h, na entrada A do Shopping Jardins.

Convocada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante sua Assembleia Geral, em março de 2010, a Década é uma oportunidade histórica de fortalecer ações que visam salvar vidas. O lançamento da Década de Ação para a Segurança do Trânsito é uma mobilização mundial e conta com o apoio de governos e entidades representativas da sociedade civil de 192 países.

Mortes

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o número de mortes em consequência de acidentes no trânsito chega a 1,2 milhão ao ano. Ficam feridas e/ou inválidas mais de 20 milhões. Se nenhuma medida for tomada o número de mortes chegará a marca de 1,9 milhão ao ano em 2020

O Brasil ocupa mundialmente o quinto lugar em quantidade total de fatalidades no trânsito, atrás apenas da Índia, China, Russa e EUA. De acordo com o Relatório Global sobre a Situação da Segurança Viária, lançado pela OMS em 2009, se este ritmo se mantiver, as fatalidades no trânsito passarão do 9º (2004) para o 5º (2030) entre os maiores fatores de mortalidade no mundo, atingindo cerca de 2,4 milhões de pessoas por ano.

Esse índice será alcançado por conta do crescimento dos acidentes em países em desenvolvimento, como a Índia, a China e o Brasil, e nos países pobres. Na faixa etária de 15 a 29 anos, os acidentes no trânsito já é a primeira causa de fatalidades no mundo, à frente da AIDS, tuberculose e da violência.

Contatos