Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

SMTT participa da ‘Ação Global’




14.05.11 16:23

Com o intuito de promover a cidadania através da educação para o trânsito, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) participou durante toda a manhã e tarde deste último sábado, 14, da ‘Ação Global’, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Roberto Simonsen, localizado na Rua Pará, no bairro 18 do Forte.

No stand da SMTT idosos e deficientes físicos puderam fazer a requisição dos seus cartões de estacionamentoCrianças ganham jogo de memória da SMTT  Foto: Richerlan Figueiredo preferencial. Além deste serviço, foi distribuído para as crianças o jogo de memória da SMTT. Suas 68 cartas trazem imagens de pessoas cumprindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro, como o uso obrigatório do cinto de segurança, respeito à sinalização, respeito à faixa de pedestres, entre outros.

“Além de ser um atrativo educativo, o jogo de memória faz com que as crianças tenham contato com a realidade da legislação de trânsito. Tudo que chame a atenção dos condutores atuais e dos futuros condutores, no sentido de conscientizar, de mostrar que todos nós somos responsáveis por fazer o trânsito mais seguro, explicou a psicóloga da equipe de educação para o trânsito da SMTT, Rita Luz.

Educar

A equipe de educação para o trânsito distribuiu ainda panfletos educativos e adesivos da campanha ‘Chega de Acidentes’. OLucimar Miranda. Foto: Richerlan Figueiredo objetivo era mostrar aos condutores presentes no evento que o respeito ao limite de velocidade e as demais leis de trânsito podem salvar vidas. “Divulgar ações como Chega de Acidentes, contribui para despertar a consciência das pessoas e fazer com que elas percebam como o nosso trânsito está violento e que se nada for feito muita gente ainda vai morrer”, declarou a dona de casa, Lucimar Miranda.

Para o comerciante Erivaldo de Miranda a educação para o trânsito deve começar desde cedo. “As crianças devem ser educadas para o trânsito dentro das salas de aula, pois assim desde de pequenas elas vão criando a consciência que respeitar o trânsito é respeitar a vida. O que está sendo feito aqui hoje pela SMTT é essencial porque trabalha a questão da educação”

Cidadania

Com o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a importância do respeito às leis de trânsito, em prol de vias maisIntegrantes do teatro da SMTT. Foto: Richerlan Figueiredo seguras e democráticas, o grupo de teatro da SMTT levou para a comunidade do 18 do Forte três esquetes que tratavam das temática trânsito e cidadania.

As esquetes foram elaboradas para públicos distintos. A primeira foi uma encenação voltada para as crianças. Além de ensinar sobre sinalização das vias e respeito às vagas preferenciais, a esquete teve o intuito de tornar as crianças aliadas da educação para o trânsito, incentivando que elas sempre falem para seus pais não ultrapassarem a velocidade permitida, não pararem em cima da faixa, contribuindo assim para um trânsito mais seguro.

Já as outras duas buscavam atingir os públicos jovem e adulto e debatiam a questão de como álcool e direção não combinam.

“A missão do teatro é promover transformação social, provocar questionamentos, despertar o ser humano. QuandoAnamaria Brasil conversando com criança.  Foto: Richerlan Figueiredo trazemos para a comunidade o debate do trânsito de forma lúdica, através de esquetes teatrais, nós estamos disseminando consciência, estamos chamando a atenção das pessoas para a importância da vida, estamos dizendo que o nosso direito só tem validade quando se respeita o do outro”, lembrou a coordenadora do grupo de teatro da SMTT, Anamaria Brasil.

Contatos