16.05.11 14:45
O prefeito Edvaldo Nogueira marcou o início da sinalização turística de Aracaju na manhã desta segunda-feira, 16. O ato aconteceu na Praça da Bandeira, Centro, onde a primeira das 176 placas foi instalada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). O investimento de R$ 2,4 milhões é fruto de uma parceria entre a administração municipal e os governos estadual e federal.
A previsão é que até o fim de junho os principais pontos turísticos da capital, incluindo as praias (Atalaia, Aruana, Robalo, Refúgio, Mosqueiro e Náufragos), o Centro Histórico (Mercados Municipais, Orla do Bairro Industrial e Colina do Santo Antônio), parques, shoppings centers e calçadão da 13 de Julho, ganhem nova sinalização turística.
“Aracaju é a cidade de maior aprovação entre os turistas – é bonita, limpa, arrumada e em paz. Por isso a concretização deste projeto é importante”, coloca Edvaldo Nogueira, reforçando que o projeto possui cerca de três anos de criação. “Mas somente agora que o recurso foi liberado para fazermos a licitação e, assim, começarmos este trabalho. A união dos três poderes, que lança o projeto, vai mudar a face de Aracaju com uma sinalização mais efetiva e ainda vai ajudar na mobilidade urbana porque teremos pessoas que circularão com maior facilidade pelas vias”, completa o prefeito de Aracaju.
O superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Samarone, ressalta o material usado nos pórticos que proporciona uma melhor durabilidade. “Todos são produzidos com aço carbono galvanizado a quente, uma tecnologia própria para lugar com maresia, que retarda o enferrujamento em 20 anos”, explica Samarone.
Trata-se, ainda, de um padrão internacional de pictograma que auxilia as pessoas a decifrarem toda a simbologia das placas e seu direcionamento com clareza. “O visual de Aracaju, em 30 dias, será outro. Qualquer cidadão, até mesmo aquele que não saiba ler, terá facilidade em entender e circulará melhor na capital”, coloca o superintendente da SMTT, informando que 95% da cidade receberá a nova sinalização.