19.05.11 17:05
Rua São Cristóvão com avenida Gentil Tavares é o endereço da 7ª edição da campanha 'Chega de Acidentes'. Nesta sexta-feira, 20, a equipe da Superintendência Municipal de Trasporte e Trânsito (SMTT) e parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito estarão no local das 6h30 às 9h, distribuindo adesivos e cidadania entre os condutores de veículos durante os intervalos semafóricos das vias.
A equipe do órgão acredita que, a partir da educação para o trânsito, é possível evidenciar aos condutores que respeitar as leis do trânsito, além de se tratar de um cumprimento legal, é ter respeito à vida.
Dados
Em 2010, foram 7.389 veículos envolvidos em acidentes de trânsito em Aracaju, sendo 5.075 automóveis e 928 motocicletas. Se a população não se conscientizar quanto ao respeito do limite de velocidade, os números podem aumentar. Por isso, a SMTT convida a sociedade para somar esforços em campanhas educativas para o trânsito.
Vítimas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o número de mortes em consequência de acidentes no trânsito chega a 1,2 milhão ao ano. Ficam feridas e/ou inválidas mais de 20 milhões. Se nenhuma medida for tomada o número de mortes chegará a marca de 1,9 milhão ao ano em 2020. Na faixa etária de 15 a 29 anos, os acidentes no trânsito já é a primeira causa de fatalidades no mundo, à frente da AIDS, tuberculose e da violência.
O Brasil ocupa mundialmente o quinto lugar em quantidade total de fatalidades no trânsito, atrás apenas da Índia, China, Russa e EUA. De acordo com o Relatório Global sobre a Situação da Segurança Viária, lançado pela OMS em 2009, se este ritmo se mantiver, as fatalidades no trânsito passarão do 9º (2004) para o 5º (2030) entre os maiores fatores de mortalidade no mundo, atingindo cerca de 2,4 milhões de pessoas por ano.