20.05.11 15:32
Apesar da chuva que caia no início da manhã desta de sexta-feira, 20, na capital sergipana a equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e os parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito não perderam o ânimo e promoveram a 7ª edição da campanha 'Chega de Acidentes'. A mobilização aconteceu no cruzamento da Rua São Cristóvão com avenida Gentil Tavares, das 6h:30 às 9h
A ação tem como objetivo conscientizar a sociedade de que a segurança viária depende de todos. “A educação para o trânsito é responsabilidade coletiva: da escola, da família, da sociedade. O orgão de trânsito tem seu papel, mas depende que todos se envolvam na causa.”, declarou o superintendente, Antônio Samarone.
Com a contratação de 50 novos educadores de trânsito, a SMTT espera fortalecer ainda mais suas campanhas. “A SMTT está se preparando. Com estes 50 novos educadores de trânsito nós vamos para as ruas fazer valer os itens de cidadania: a prioridade de proteção aos mais vulneráveis, que são os ciclistas e os pedestres e o respeito as vias feitas para estes setores, que são as calçadas e as ciclovias. Além disso, vamos intensificar a fiscalização nas faixas de pedestres. Aracaju vai respeitar a faixa”, afirmou Samarone.
População
A equipe da SMTT e os parceiros do Comitê acreditam que, a partir da educação para o trânsito, é possível evidenciar aos condutores que respeitar as leis do trânsito, além de se tratar de um cumprimento legal, é ter respeito à vida. E os condutores estão aprovando a campanha educativa.
“Campanhas como estas são sempre interessantes e válidas, pois contribuem para uma trânsito mais seguro. Chamam a atenção dos motoristas para o respeito as leis de trânsito e sem dúvida contribuem para educar a população”, destacou a bancária, Rosa Maria Matos.
“É muito bom ver a equipe da SMTT aqui dialogando com os motoristas, tentando conscientizar que a velocidade mata. Quando o motorista corre e avança o sinal, ele esta colocando em risco sua vida e a de outras pessoas, só para poder chegar cinco minutos antes do que ele chagaria se fosse tranquilamente respeitando as leis de trânsito”, lembrou o motorista de taxi, Everton Gomes.
Parcerias
Os parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito marcam presença na campanha 'Chega de Acidentes' desde sua 2ª edição e contribuem para disseminar um modelo de mobilidade sustentável
“A Litrauma é uma liga de prevenção e reabilitação, neste projeto estão envolvidos médicos, dentistas, psicólogos e fonoaudiólogos, atendemos principalmente pacientes que têm sequelas causadas por acidentes de trânsito, por isso, abraçamos esta campanha e fizemos esta parceria com a SMTT. Acreditamos que só prevenindo, só educando é que conscientizaremos a sociedade e com isso haverá a redução do número de acidentes”,pontuou a psicóloga da Litrauma, Lyvia Santos.
“Esse tipo de campanha salva vidas e vidas que são ceifadas por conta do desrespeito as leis de trânsito. Espero que no futuro lembremos desta época em que vivemos hoje como absurda, porque colocávamos a polícia na rua para alertar o motorista a usar o cinto, o capacete, a ter condutas que preservavam suas próprias vidas”, disse o agente da Cptran, Antônio Marco.