30.05.11 19:16
Nesta segunda-feira, 30, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou três decretos que visam garantir medidas objetivas para melhorar a mobilidade urbana da cidade de Aracaju. A solenidade ocorreu no auditório da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMMT) e contou com a presença de diversos órgãos e entidades ligadas à luta por um trânsito mais seguro e democrático.
Na mesa principal da solenidade estavam presentes, além do prefeito, o Superintendente da SMTT Antônio Samarone, o presidente do Sindicato dos Taxistas, Luis Cunha; o presidente do Setransp, José Carlos Amâncio; o presidente da Associação de Transportes Escolares de Aracaju, Marcos Lopes e a vereadora Karla Trindade. Durante seu discurso Edvaldo Nogueira ressaltou a importância de se discutir globalmente a questão do trânsito em nossa cidade.
“A mobilidade urbana é um desafio para todo o mundo, devemos pensar em medidas eficientes para a nossa cidade, que visem o bem estar da população, para que Aracaju futuramente não venha a sofrer com um trânsito caótico como o das grandes capitais brasileiras”, declarou o prefeito.
Licitação
O primeiro decreto assinado pelo prefeito foi o de número 3.433, que cria uma comissão com o objetivo de estabelecer as diretrizes para a realização da licitação para a concessão do serviço de transporte público coletivo do município de Aracaju.
“A nossa comissão será fundamental para pensar melhorias essenciais no transporte público de Aracaju. Em 60 dias, ela deverá concluir um modelo de licitação para a contratação do transporte coletivo. O presidente da comissão é o nosso superintendente da SMTT, Antônio Samarone, junto com mais seis gestores. Com o modelo em mãos, abrirei a discussão para a participação de toda a sociedade", garantiu Edvaldo.
O prefeito destacou ainda que participarão da elaboração da licitação o governador do Estado, Marcelo Déda e os prefeitos dos municípios que compõem a Grande Aracaju - Fábio Henrique, de Nossa Senhora do Socorro, Gilson dos Anjos, da Barra dos Coqueiros e Alex Rocha, de São Cristóvão.
Transporte escolar
O segundo decreto assinado foi o 3.477 que beneficia os motoristas de transporte escolar com novas medidas de regulamentação do serviço. O documento permite o aumento do número de transportes escolares em Aracaju, que passarão de 125 para 250. “O número de veículos que fazem transporte escolar na capital não estão dando conta da demanda, já que a nossa cidade cresceu muito, e com esta medida ainda criaremos novos empregos”, justificou o prefeito.
A assinatura do decreto também regulariza os atuais permissionários e autoriza que estes façam serviço de fretamento durante as férias escolares. O layout dos veículos será modifica e receberá o brasão oficial da prefeitura de Aracaju para que a população possa identificar melhor estes veículos.
Taxis
O envelopamento dos táxis em Aracaju foi destacado pelo prefeito e pelas autoridades presentes como uma das medidas mais inovadoras já anunciadas pela Prefeitura de Aracaju.
A assinatura do decreto 3.479 permite a mudança do layout dos taxis, assim como nos transportes escolares, em sua lateral haverá o brasão Prefeitura de Aracaju e o símbolo da SMTT. Além disso, os taxistas não serão mais obrigados a ter seus carros da cor branca.
“Com esta medida nós aumentamos a capacidade do taxista vender seu carro, pois os carros de cor branca são menos valorizados no mercado”, alegou Edvaldo Nogueira.
Para o presidente do Sindicato dos Taxistas, Luis Cunha, a medida garante maior fiscalização. “Muitas pessoas estavam comprando carros brancos e rodavam como taxi de forma ilegal, sem a autorização necessária. O que coloca o passageiro em risco, já que este motorista não tem registro na prefeitura, se algo acontece com o cidadão como ele pode denunciar? Ter carros com cores diferenciadas, plotados com o brasão da prefeitura e com o símbolo da SMTT contribui para facilitar a fiscalização”
Cadastramento
No dia 6 de junho começa o cadastramento biométrico de idosos para garantir a gratuidade no transporte público da capital. Para se cadastra basta o idoso procurar os Centros Sociais do Município espalhados pelos bairros da cidade. O cadastramento terá seu início no Centro Social do Augusto Franco.
“O idoso a partir deste cadastramento não vai mais descer pela porta da frente do ônibus nem precisar mostrar sua identidade ao motorista, como se ele não fosse cidadão como os outros ali”, explicou Edvaldo.
Mobilidade
O prefeito anunciou ainda a criação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana para a cidade de Aracaju. Neste plano constarão estudos abrangentes sobre a estrutura do trânsito da capital e servirá como uma meta a ser atingida nos próximos dez anos. O prefeito garantiu que até o segundo semestre de 2011 o Plano Diretor estará pronto, o que trará melhoras para Aracaju.
“É importante que comecemos a pensar e a estabelecer metas para melhorar a mobilidade urbana em nossa capital. Serão feitos estudos abrangentes do trânsito e este documento sem dúvida servirá de base para os futuros governantes. Os grandes desafios das cidades hoje são: a mobilidade urbana e a paz no trânsito”, pontuou Edvaldo Nogueira.
Para o superintendente Antônio Samarone o plano de mobilidade é fundamental. “Se queremos pensar em um trânsito mais democrático, no qual as pessoas são a prioridade, temos que criar um plano de mobilidade urbana e trabalhar com muita dedicação nele, para que principalmente os nossos jovens, que são as maiores vítimas de acidentes de trânsito, não continuem tendo suas vidas ceifadas”.