03.06.11 15:52
De acordo com artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro “A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito." Por isso, nesta sexta-feira, 3, o projeto 'Lição de Cidadania', da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), marcou presença no Coesi, localizado no Leite Neto.
Educar os futuros condutores para um trânsito mais seguro e democrático, a partir da conscientização de que as vias são formadas por pessoas, que o respeito as leis é fundamental e pode salvar milhares de vidas, estes são alguns dos objetivos do projeto. Com a palestra Cidadania e Trânsito, a pedagoga, Selma da Mata, levou para os alunos do 5º ano a mensagem de paz no trânsito.
Cerca de trinta crianças de 10 anos participaram da palestra e interagiram tirando dúvidas, tanto com a pedagoga da SMTT, como com um agente de trânsito presente no evento. Para a professora da turma, Elaine Santos, projetos como o 'Lição de Cidadania', contribuem para a formação dos adultos de amanhã.
“Estas crianças que estão aqui hoje serão daqui há poucos anos condutores de veículos, e quanto mais cedo elas compreenderem que as leis de trânsito devem ser cumpridos, que os pedestres devem ser respeitados, que dirigir não é brincadeira, envolve vidas, melhor será. Pois eles se tornarão motoristas conscientes e farão do trânsito um espaço mais humanizado”, declarou Elaine.
Crianças Conscientes
Os alunos concordam com a professora. “Eu acho muito importante estas palestras sobre trânsito porque no futuro eu vou ser motorista e aprendendo desde agora como me comportar no trânsito com certeza vou ser um motorista mais cuidadoso. Acho importante também que tivessem mais palestras como estas para os nossos pais”, colocou o aluno Wagner Henrique.
“Quando a gente crescer e puder dirigir nós seremos bons motoristas, porque desde pequenos nós conhecemos as leis de trânsito e sabemos da importância de respeitar a velocidade e principalmente os pedestres e ciclistas”, vislumbrou a aluna Melisa Vieira.