Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Cadastramento biométrico de idosos começou no Augusto Franco




06.06.11 18:39

Começou nesta segunda-feira, 06, o cadastramento biométrico de idosos. A medida visa garantir aos idosos a continuidade do direito àMaurita Alves elogia a ação gratuidade no transporte coletivo. O primeiro local a receber as equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), foi o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Antônio Valença Rollemberg, localizado na avenida Canal 4, no conjunto Augusto Franco. Cerca de 50 idosos compareceram durante a manhã para se cadastrarem.

O cadastramento será feito em diversos bairros de Aracaju e a intenção é fazer com que o idoso não precise sair de sua comunidade para efetuar o seu cadastramento. "Decidimos levar a ação para os bairros, pois seria uma absurdo fazer com que todos os idosos se deslocassem de suas comunidades até a SMTT ou até o Setransp. Desta forma evitamos longas filas e conseguimos fazer melhor o trabalho. Até o começo de julho queremos que todos os idosos do Augusto Franco já estejam com seus cartões", declarou o superintendente Antônio Samarone.

Direito

Os cartões que serão confeccionados a partir do cadastramento biométrico, além da digital do idoso, terão também sua fotografia. EmMaria Julia dos Santos diz que cadastramento traz mais seguraça posse de seu cartão, o idoso não precisará mais descer pela porta da frente ou entra pela porta do meio do ônibus, basta que ele passe seu cartão no validador e siga normalmente pela roleta.

"Vim hoje fazer meu cadastramento, pois achei muito boa esta iniciativa, porque o espaço da frente do ônibus é muito restrito, muitas vezes quando o ônibus está cheio nós ficamos aglomerados, já que o número de cadeiras é pequeno", observou a dona de casa Maurita Alves

Cidadania

Além de Aracaju, o cartão será aceito também em ônibus que vão para os municípios de São Cristóvão, Laranjeiras, Nossa SenhoraElias de Andrade diz que é uma questão de cidadania do Socorro e Barra dos Coqueiros. Para o vigilante Elias de Andrade, o cadastramento biométrico é uma questão de cidadania. "Eu sou um cidadão e tenho direito de passar pela roleta como qualquer outro passageiro, de sentar onde quiser. Todos têm o mesmo direito", lembrou.

Têm o direito a gratuidade no Sistema Integrado de Transporte e no Sistema Integrado Metropolitano todas as pessoas com mais 60 anos. "O cadastramento traz mais organização e segurança para o idoso, além de evitar fraudes. Infelizmente vemos pessoas que ainda não completaram 60 anos querendo se fazer valer deste direito", pontuou a aposentada Maria Júlia dos Santos.

 

Idoso tira foto para seu cartão

 

Contatos