Seja na capital ou no interior, o sergipano adora os festejos juninos. Na capital, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) organiza os últimos detalhes para a 18ª edição do Forró Caju, com uma estimativa de aproximadamente 1 milhão de pessoas, para os doze dias de espetáculos. A grande estrutura da festa mobiliza vários órgãos e unidades de atendimento da PMA, a exemplo da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Ela será responsável pela mobilidade de condutores e pedestres, ajudando a evitar possíveis acidentes e atos de infração das regras básicas do trânsito.
Por dia serão disponibilizados um efetivo de 20 agentes de trânsitos nas principais ruas circunvizinhas à festa. Cerca de 10 viaturas, distribuídas entre carros e motocicletas, darão o suporte diário aos orientadores da SMTT. Mais de 250 materiais serão utilizados nas operações, como cones, balizadores de tráfego, obstáculos de concreto e lanternas de sinalização.
MonitoramentoAs atividades serão iniciadas às 16:30, quando os agentes de trânsito já começam a realizar o monitoramento das ruas próximas ao evento. Desde as 8h de hoje, 17, a avenida Otoniel Dórea foi transformada em sentido duplo, para facilitar a movimentação das pessoas que trabalharão no local. Nos outros dias de festa, o sentido duplo começará apenas às 17:30. A partir das 18h serão fechadas as vias para proibir a circulação de veículos não autorizados.
Vagas especiaisOs veículos que permanecerem estacionados na área serão removidos para o pátio da SMTT. Pessoas com necessidades especiais e idosos terão vagas reservadas em parte da rua Santa Rosa, entre a avenida Otoniel Dórea e a Rua José do Prado Franco, garantindo a acessibilidade destes grupos à festa. O estacionamento fica restrito na avenida Otoniel Dórea, que será utilizada como corredor para ambulâncias.
Algumas das vias sob fiscalização dos agentes serão as avenidas Carlos Firpo, Coelho e Campos, Rio Branco, Otoniel Dória, Antônio Cabral, Simeão Sobral, Marechal M. de Moraes; além das Ruas Apulcro Mota, Santa Rosa, José do Prado Franco, Florentino Menezes e a Travessa Dr. Hélio Ribeiro.
SegurançaDireção perigosa, embriaguez alcoólica ao volante, velocidade incompatível com a via, invasão das áreas isoladas ao trânsito de veículos e estacionamento em locais proibidos são algumas das infrações mais cometidas pelos condutores. O controle das vias e cruzamentos que dão acesso à festa tem o objetivo de reduzir estes incidentes e garantir a segurança dos condutores e transeuntes em geral. Os agentes também atuarão auxiliando a travessia de pedestres e nos acidentes com e sem vítimas para desobstruir o trânsito e garantir maior fluidez ao tráfego de veículos.
Transporte A SMTT também estará atuando na fiscalização dos pontos de táxi, evitando que veículos clandestinos operem próximos ao circuito do evento. Ainda serão implantados pontos de transporte coletivo e individual nas proximidades da festa, com o objetivo de otimizar o escoamento da população que utiliza o transporte público para chegar à festa.
Leia mais:SMTT altera trânsito durante o Forró Caju