20.06.11 15:26
O movimento nos arredores do Mercado Municipal de Aracaju aumenta durante a edição 2011 do Forró Caju. Pensando no conforto do cidadão que se desloca de diversos locais, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realiza uma operação de tráfego especial. Sinalizadores, sentido binário em ruas e Agentes de Trânsito organizam o fluxo no local.
Para evitar falhas, o plano de trabalho dos Agentes de Trânsito é montado um mês antes. Segundo o coordenador de trânsito da SMTT, capitão José Luiz, os transtornos são todos minimizados durante o Forró Caju. "Temos quase um terço do nosso efetivo nas ruas durante o Forró Caju. Isso significa que cerca de 26 Agentes de Trânsito estão posicionados em pontos estratégicos do evento com o intuito de proporcionar fluidez nas vias", explica, ressaltando que ainda há Agentes de Trânsito que operam no sistema normal do expediente diuturno, com plantonistas na Central de Trânsito e em rondas pelas vias da cidade.
Para a costureira Maria do Carmo, o trabalho é importante. "Se não fossem os rapazes da SMTT que nos orienta no trânsito, agora isso tudo aqui estaria um caos", comenta ela, se referindo ao trânsito na imediação do terminal do mercado. "Os Agentes estão de parabéns. Está muito organizado e a gente consegue se locomover bem".
Campanha educativa
Durante a primeira noite do Forró Caju, na sexta-feira, 17, a equipe da Educação para o Trânsito realizou campanha de conscientização entre o pessoal que frequentava os bares do evento. Com o panfleto "Que papelão", os educadores traziam o conceito de que bebida alcoólica não combina nada com o trânsito.
Segundo a coordenadora Selma Dantas, o intuito é ressaltar a importância de identificar o momento que o cidadão passa de motorista e começa a ser o carona ou o passageiro da situação. "A gente não vem trazer a ideia de que beber é proibido, pelo contrário: mostramos que se pode muito bem beber sem que isso traga problemas para a pessoa e muito menos para os que vão dividir as vias com ele no momento de retornar para casa", coloca.
Blitz
Enquanto a equipe abordava os forrozeiros no melhor São João do Brasil, outro pessoal acompanhava as blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Companhia de Patrulhamento de Trânsito (CPTran). O superintendente de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, visitou os locais e identificou potencial na ação que a SMTT apoiou. "Somente abordando as pessoas é que poderemos diminuir os números de acidentes e vítimas de trânsito. O trabalho da SMTT nessas blitz é o de conscientizar os condutores por entendermos que é nesse sentido que conseguiremos sensibilizar e alcançar a população", considera Samarone.