30.06.11 19:44
Alegria e muita dança estas são as marcas principais dos festejos juninos, mas mesmo em festa motoristas e pedestres devem continuar agindo com prudencia. E para passar a mensagem de paz e respeito no trânsito a equipe de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), esteve durante a festa de São Pedro no 'Arraiá do Povo', na Orla de Atalaia.
O diálogo com os forrozeiros buscava conscientizar sobre os riscos de unir bebida alcoólica e direção e alertar sobre a importância do respeito as sinalizações das vias, principalmente o limite de velocidade e o uso do cinto de segurança e da cadeirinha para as crianças. Trinta orientadores e educadores participaram da mobilização. A coordenadora da campanha, Selma da Mata, acredita que ação cumpriu seu objetivo.
Aprovação
“Atuamos durante os festejos juninos nas principais festas da capital. Nosso objetivo sem dúvida foi atingido, as pessoas absorveram a campanha, quando nos aproximávamos dos brincantes eles paravam para ouvir a nossa mensagem liam e guardavam o nosso panfleto e aprovavam a ação. A receptividade foi muito boa, tanto dos moradores locais, com dos turistas, que ficaram encantados com a ação”, declarou.
Para a moradora de Itabaiana, Ada Santana, que todos os anos vem aproveitar as festas juninas da capital, a ação da equipe de Educação para o Trânsito da SMTT passa uma mensagem importante principalmente para os jovens. “Muitas vezes vou buscar meus filhos em festas e vejo que muitos jovens abusam da bebida alcoólica e pegam seus carros e motos e acabam fazendo vítimas ou sendo vítimas de um violento acidente de trânsito. A forma divertida como a equipe da SMTT se aproxima e conversa, principalmente com o público jovem, faz com que eles pensem se realmente vale a pena colocar em risco a sua vida e a de outros cidadãos”, concluiu.
Forró Caju
Durante as doze noites do Forró Caju a equipe de Educação para o Trânsito marcou presença na festa, além de dialogar com o público que ali brincava, foram distribuídos por noite mais de 3 mil panfletos com o mote 'Se beber não dirija'. Além da Educação para o Trânsito, vinte Agentes de Trânsito da SMTT atuaram durante todo o Forró Caju para garantir mobilidade aos condutores e pedestres, ajudando a evitar possíveis acidentes e atos de infração das regras básicas do trânsito.
Cerca de 10 viaturas, distribuídas entre carros e motocicletas, deram o suporte diário aos Agentes da SMTT. Mais de 250 materiais foram utilizados nas operações, como cones, balizadores de tráfego, obstáculos de concreto e lanternas de sinalização.