05.07.11 17:17
O extintor de incêndio é um item de segurança obrigatório em automóveis. A resolução n° 223, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determina que o extintor de incêndio deve ser instalado, obrigatoriamente, na parte da frente do veículo, ao alcance do condutor.
Durante a vistoria do automóvel são verificados os seguintes itens no extintor: indicador de pressão, que não pode estar na faixa vermelha; integridade do lacre; presença da marca de conformidade do Inmetro; prazos da durabilidade e validade do teste hidrostático do extintor de incêndio, que não devem estar vencidos; e aparência geral externa em boas condições (sem ferrugem, amassados ou outros danos). O extintor deve estar livre de plásticos para ser utilizado rapidamente.
Independente da vistoria anual do veículo, verifique periodicamente as condições do seu extintor (pressão e validade). Lembre-se que ele pode salvar vidas evitando a propagação de um incêndio.
Orientações importantes:
1) Fumaça BRANCA e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador. Fumaça ESCURA e com cheiro forte é princípio de incêndio.
2) Se o fogo está no motor, não abra totalmente o capô. Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo.
Tome imediatamente as seguintes providências:
a) Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros;
b) Mantenha a calma: o tanque de combustível normalmente fica bem longe do motor;
c) Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula;
d) Mantenha o extintor na posição vertical;
e) Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo;
f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e elimine-o por completo.