07.07.11 20:30
No decorrer desta semana, 50 novos orientadores de trânsito participaram de capacitação na sede Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Através de palestras ministradas por educadores e psicólogos da equipe de Educação para o Trânsito, os novos orientadores puderam conhecer mais sobre a história da estrutura organizacional da SMTT, sobre legislação, educação para o trânsito e redes sociais.
A divulgação dos nomes dos novos orientadores de trânsito ou Agentes da Cidadania foi feita no dia 23 de maio, pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O objetivo da contratação destes novos Agentes é a promoção da mobilidade nas ruas da capital. A capacitação visa tornar estes homens e mulheres aptos a lhe dar com situações do dia a dia do trânsito e a orientar a população, com uma abordagem educativa, mostrando de que modo todos podem contribuir para tornar o trânsito da cidade uma espaço mais humanizados e democrático.
Capacitação
“A Prefeitura de Aracaju nunca teve uma equipe tão grande e preparada para ir as ruas e fazer educação para o trânsito. Dos cinquenta novos orientadores, vinte têm treinamento como instrutor de trânsito, os outros também têm experiência, pois, já trabalharam em áreas que envolvem o trânsito. Durante a capacitação buscamos não só passar conhecimentos, mas mostrar a estes Agentes a importância de educar a população, de fazer com que esta mude seu comportamento no trânsito”, explicou a Coordenadora da Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas
Para o Agente da Cidadania, Roberto Carlos de Santana, a capacitação foi valiosa, pois trouxe novos conhecimentos. “Foi muito bom participar deste espaço. Apesar da maioria de nós já ter cursos na área, é sempre interessante adquirir mais conhecimento, para nos renovarmos. As palestras foram extremamente dinâmicas e acredito que tenham atingido o objetivo”, declarou
O coordenador de trânsito da capital, Major Paulo Paiva, espera que com a entrada dos novos orientadores de trânsito as ações de educação para o trânsito se tornem mais fortes e efetivas. “Este primeiro treinamento teve o intuito de lapidar a capacidade de cada um desdes Agentes para o serviço, sabemos que capacitação é algo paulatino e esse foi somente o nosso primeiro passo. Com este novo efetivo nas ruas vamos conseguir ter mais penetração na sociedade e nos aproximarmos mais de nosso sonho que é: mostrar a população que ela é parte imprescindível para a solução da mobilidade urbana”, pontuou
Prática
O trabalho dos Agentes da Cidadania é educativo eles irão orientar a população a não parar em fila dupla, a atravessar na faixa de pedestres, sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança, garantir o respeito as vagas preferenciais, entre outros. Para por em prática o que foi aprendido, na tarde desta quinta-feira, 7, os Agentes foram para a Avenida Heraclito Rollemberg, próximo ao terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) e auxiliaram a travessia de pedestres na faixa.
Animada com a nova função, a Agente da Cidadania, Giselma de Jesus, espera fazer seu serviço da melhor forma possível. “Fiquei muito ansiosa para vivenciar este momento de ir para a rua. Tudo que quero, na verdade que todos nós queremos, é fazer o nosso trabalho da melhor forma possível, de modo equilibrado e bonito para satisfazer a população”, colocou.
No dia 18 de julho, será iniciada a ação 'Volta às aulas', os novos orientadores, juntamente com toda a equipe de Educação para o Trânsito atuarão na entrada das escolas, orientado os pais dos alunos a não pararem em fila dupla, a respeitarem as leis de trânsito para dar a exemplo a seus filhos. A mobilização busca promover cidadania e conscientização.