03.08.11 18:30
A novidade que circula há três meses pela cidade é um taxi que oferece acesso à internet wi-fi (ou wireless, rede sem fio). O veículo do permissionário Rodrigo Almeida do Nascimento ganhou destaque na semana passada, a partir de uma foto publicada por um usuário no Facebook. A imagem despertou o interesse de muitas pessoas e passou a ser compartilhada.
Como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está inserida no universo das mídias sociais, através de perfis em redes como Twitter, Youtube e Facebook, o fato foi registrado e a Coordenadoria de Táxi procurou o taxista para parabenizá-lo pela iniciativa.
Rodrigo Nascimento ressalta que o custo da novidade foi zero. “É um aplicativo do meu Iphone que instalei e virou roteador por conta do pacote de dados da operadora que tenho. A funcionalidade dele é de ‘rotear’ o sinal”, explica o taxista. Após a instalação, o veículo se tornou um hot spot, isto é, um ambiente com wi-fi. “Levei um cliente para Costa do Sauípe (BA) no final de semana e ele foi conectado durante boa parte do percurso, devido às condições de conexão na estrada”, conta Rodrigo.
Sagacidade
Para o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, a iniciativa atende as necessidades atuais da sociedade, que se interessa em tecnologia e precisa de informação, independente de onde esteja. “Hoje em dia, a internet é o meio através do qual as pessoas se inserem no mundo e, por isso, elas buscam por isso. Rodrigo foi sagaz ao conseguir que seu veículo transportasse os usuários com mais comodidade, já que tem internet móvel”, comenta.
Aos taxistas que se interessem em disponibilizar conexão wi-fi, Rodrigo Nascimento conta que o procedimento é fácil, prático e pode não ter custo algum, como aconteceu no caso dele. Mas há a possibilidade de comprar equipamentos adaptáveis ao veículo. “Ajudei um colega meu semana passada e ele já instalou no carro dele. Só que, ao contrário de mim, ele precisou investir quase R$ 200 para o táxi ganhar internet wireless. Mas vale muito a pena!”, lembra.
Frota moderna
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da SMTT, em parceria com os empresários do setor, colocou em circulação no ano passado ônibus novos e modernos, a exemplo dos que fazem a linha Augusto Franco – Centro. Com passagem diferenciada, os veículos são do tipo executivo, com acesso à internet, ar condicionado e assentos confortáveis.