15.08.11 15:44
Mais uma vez a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) demonstra pioneirismo em sua gestão. Há quatro anos, o limite de vias em Aracaju foi delimitado para 60 km/h por haver o compromisso com a vida e o respeito à parcela vulnerável que compõe o trânsito: pedestres e ciclistas. Em São Paulo, a iniciativa foi oficializada nesta segunda-feira, 15.
O diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva, informa ainda que esta é uma velocidade urbana, permitindo que as pessoas tenham espaço para parar seus veíuculos antes de se envolverem em acidentes. “Assim, é dado mais tempo para reação. A cada 60km/h percorridos, o condutor tem 16,6m/s para reagir, enquanto que a uma velocidade como 80km/h este tempo se transforma em 22,3m/s para o indivíduo começar a reagir”, informa major Paiva.
“É preciso lembrar que o trânsito é feito por pessoas, e os veículos são apenas ferramentas que auxiliam para um transporte mais eficiente de uma cidade. A mobilidade se faz também com a delimitação de velocidade das vias para que os cidadãos tenham o mesmo direito de ir e vir que aqueles motorizados”, coloca o superintendente Antonio Samarone.
Pioneira
Conforme divulgado no portal de notícias Uol, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo padronizou hoje, 15, a velocidade de avenidas em 60 km/h. Aracaju demonstra seriedade e pioneirismo mais uma vez em relação à “grande notável”.
A capital sergipana saiu na frente em relação ao sistema de notificação que é feito de modo informatizado – otimizando os processos – desde dezembro de 2010, enquanto que na metrópole paulista os Agentes ainda notificam situações com bloco de papel e caneta.