15.08.11 20:54
Realizada pela equipe de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a campanha ‘A faixa é do pedestre’ retomou em Aracaju na tarde desta segunda-feira, 15. A equipe esteve em frente ao Shopping Jardins, na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, orientando os condutores e auxiliando pedestres para a travessia segura.
“Pretendemos realizar a campanha nas principais vias da cidade para dialogar com as pessoas sobre a importância do respeito à faixa e à vida. Vamos atuar também nas portas dos principais colégios de Aracaju, principalmente no momento de entrada dos estudantes”, coloca a coordenadora da Educação para o Trânsito, Selma Dantas.
Para a dona de casa, Sueli da Silva, a atuação da SMTT nas faixas traz mais segurança para a população. “Sou moradora do Centro e muitas vezes levo um tempo enorme para conseguir atravessar uma avenida, mesmo estando na faixa de pedestres. Tem muito motorista não respeita nem a faixa próximo a porta de escolas e passa com pressa, sem pensar que uma daquelas crianças que atravessam a rua poderia ser seu filho. Fico feliz ao ver que a SMTT está tentando, a partir de uma campanha educativa, mudar esta triste conduta”, destaca.
O autônomo, Esteras Elias, acredita que a campanha é positiva por despertar a conscientização da sociedade. “Infelizmente muitos motoristas não dão preferência aos pedestres e acabam colocando a nossa vida em risco. Acredito que isso aconteça por falta de consciência e neste momento o papel da educação para o trânsito é fundamental, pois faz com que o motorista perceba que a rua não é só para carros”, pontua Elias.
Legislação
Em vigor no Brasil desde 1997, a lei que obriga o motorista a dar preferência ao pedestre na hora de atravessar a rua ainda não é devidamente respeitada. “O respeito à faixa de pedestre se dá a partir da consciência tanto de motoristas como de pedestres. Ele precisa compreender que a faixa é seu espaço e deve se apropriar dela, já o condutor deve entender que dar preferência ao pedestre é mais que uma simples questão de gentileza, é lei e garantia de segurança para as pessoas”, lembra Selma Dantas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o pedestre que estiver atravessando a via sobre a faixa tem prioridade na passagem. Em locais que têm sinalização semafórica de controle de passagem deve ser dada a preferência ao pedestre que não tenha concluída a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.
Infração
O condutor que ultrapassa a faixa quando o pedestre está em travessia comete infração gravíssima, sendo punido com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191. Aquele que para sobre a faixa de pedestre comete infração média: quatro pontos na carteira e multa de R$ 85.