Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Campanha conscientiza condutores e pedestres




15.08.11 20:54

Realizada pela equipe de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a campanha ‘A Pedestres são auxiliados durante travessia. (Fotos: Cleverton Ribeiro)faixa é do pedestre’ retomou em Aracaju na tarde desta segunda-feira, 15.  A equipe esteve em frente ao Shopping Jardins, na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, orientando os condutores e auxiliando pedestres para a travessia segura.

“Pretendemos realizar a campanha nas principais vias da cidade para dialogar com as pessoas sobre a importância do respeito à faixa e à vida. Vamos atuar também nas portas dos principais colégios de Aracaju, principalmente no momento de entrada dos estudantes”, coloca a coordenadora da Educação para o Trânsito, Selma Dantas.

Para a dona de casa, Sueli da Silva, a atuação da SMTT nas faixas traz mais segurança para a população. “Sou moradora do Centro eA dona de casa Sueli da Silva muitas vezes levo um tempo enorme para conseguir atravessar uma avenida, mesmo estando na faixa de pedestres. Tem muito motorista não respeita nem a faixa próximo a porta de escolas e passa com pressa, sem pensar que uma daquelas crianças que atravessam a rua poderia ser seu filho. Fico feliz ao ver que a SMTT está tentando, a partir de uma campanha educativa, mudar esta triste conduta”, destaca.

 

O autônomo, Esteras Elias, acredita que a campanha é positiva por despertar a conscientização da sociedade. “Infelizmente muitos motoristas nãoO autônomo Esteras Elias dão preferência aos pedestres e acabam colocando a nossa vida em risco. Acredito que isso aconteça por falta de consciência e neste momento o papel da educação para o trânsito é fundamental, pois faz com que o motorista perceba que a rua não é só para carros”, pontua Elias.

Legislação

Em vigor no Brasil desde 1997, a lei que obriga o motorista a dar preferência ao pedestre na hora de atravessar a rua ainda não é devidamente respeitada. “O respeito à faixa de pedestre se dá a partir da consciência tanto de motoristas como de pedestres. Ele precisa compreender que a faixa é seu espaço e deve se apropriar dela, já o condutor deve entender que dar preferência ao pedestre é mais que uma simples questão de gentileza, é lei e garantia de segurança para as pessoas”, lembra Selma Dantas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o pedestre que estiver atravessando a via sobre a faixa tem prioridade na passagem.  Em locais que têm sinalização semafórica de controle de passagem deve ser dada a preferência ao pedestre que não tenha concluída a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

Infração

O condutor que ultrapassa a faixa quando o pedestre está em travessia comete infração gravíssima, sendo punido com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191. Aquele que para sobre a faixa de pedestre comete infração média: quatro pontos na carteira e multa de R$ 85.

Contatos