09.09.11 17:37
A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio do Departamento de Planejamento e Sistemas (DPS) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), atendeu mais uma solicitação enviada por populares. Dessa vez, a comissão de moradores do bairro Lamarão, zona Norte de Aracaju, pediu sinalização e dispositivo de redutor de velocidade para a Avenida Euclides Figueiredo.
Há uma semana que a SMTT atendeu o pedido dos moradores, incluindo a operação de Orientadores e Agentes de Trânsito na imediação. Na manhã desta sexta-feira, 09, o superintendente Antonio Samarone foi pessoalmente verificar esta composição. "Sinalização e orientador de trânsito não funcionam sem ter associação imediata da educação, intervenção da comunidade local e punição aos infratores. Temos um longo caminho a percorrer até que a sociedade aracajuana entenda que respeito ao pedestre não é favor, é lei", lembra Samarone.
De acordo com o membro da comissão dos moradores do Lamarão, Edemir Ferreira Góes, a combinação entre faixas de pedestres, sinalização vertical e quebra-molas já reproduz melhora. "Era o que pretendíamos quando chegamos com a proposta na SMTT. Já foram duas vidas ceifadas nessa avenida. Agora vai melhorar, porque os condutores vão perceber a necessidade. Não é a toa que a sinalização foi feita", conta.
Pontos críticos
Segundo o engenheiro Fernando Nunes, há outros projetos a serem desenvolvidos na região. "Nossa pretensão é iniciá-los o mais rápido possível. A SMTT está preocupada com toda Aracaju, e por isso que a atenção é redobrada nos pontos identificados como críticos para circulação de pedestres", comenta.
O aposentado José Pereira de Jesus, 89, deixa claro: "Tão pouquinho que Deus deu para as pessoas foi a educação. Infelizmente é uma luta para a gente ser respeitado, ainda mais no trânsito", afirma.