Com o objetivo de trabalhar questões como respeito e segurança nas vias, a equipe de Educação para o Trânsito da Superintendência
Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realizou uma ação diferenciada na manhã desta sexta-feira, 16, no Colégio de ensino infantil Cena, no bairro Atalaia. Dessa vez, a equipe da sinalização delineou a faixa na via e instalou placas verticais, mas os responsáveis pela pintura foram os alunos da instituição que usaram uma tinta especial.
A rua que dá acesso ao colégio foi parcialmente fechada e transformada em um ambiente de lazer onde os alunos, crianças entre 2 e 10 anos de idade, puderam brincar com tranquilidade e participar da atividade educativa. "Esta é uma ação inovadora do departamento de Educação para o Trânsito da SMTT. Pretendemos realizá-la
em diversas escolas de Aracaju, já que as crianças são grandes aliadas na promoção das leis de trânsito", coloca capitão José Luiz Ferreira.
Como a pintura da faixa em frente ao colégio foi simbólica, utilizando uma tinta que não agride a saúde das crianças, a equipe de Sinalização de Trânsito voltará ao local e a efetivará. Para o superintendente Antônio Samarone, a ação representa um avanço para a educação de base da sociedade. "A escola é um espaço fundamental para fomentar e promover a educação para o trânsito. A ideia é multiplicar esse tipo de atividade em outras instituições que se tornem parceiras da cidadania. A construção da mobilidade urbana sustentável depende de cada um de nós", observa Samarone.
Aprovação
Além dos alunos e professores, alguns pais também participaram da atividade e aprovaram a mobilização. "Faço a minha parte e
sempre converso com os meus filhos, mostro a eles que o trânsito é um espaço de todos. Achei esta ação perfeita, pois acredito que depois de casa, o trânsito é o melhor lugar para ensinar educação e respeito ao próximo", declara a artesã Cláudia Farias, mãe dos alunos Gabriel e Calebe Farias.
A diretora da escola Sueli Santos conta que desde a fase infantil, a educação para o trânsito é trabalhada na escola e que a parceria com a SMTT reforça o significado deste trabalho. "As crianças são agentes multiplicadores, a medida em que ensinamos sobre o respeito a faixa de pedestres, a sinalização, eles passam isso para os pais e cobram que eles tenham uma conduta correta no trânsito. Este espaço lúdico que a equipe de educação para o trânsito da SMTT está promovendo aqui só reforça o nosso trabalho e contribui para formar futuros condutores conscientes".
A aluna do 2º ano do ensino básico, Maria Eduarda, além de aprender mais sobre o trânsito também se divertiu durante a pintura da faixa. "Adorei pintar a faixa, foi muito legal. Sempre atravesso com minha mãe na faixa de pedestre porque é mais seguro, nunca imaginei que ia pintar uma. Foi super divertido", conta.