21.09.11 19:12
Mais uma parceria foi firmada durante a Semana Nacional do Trânsito de Aracaju. Na manhã desta quarta-feira, 21, colaboradores da empresa VCA, do Grupo Bonfim, que presta serviço de transporte de passageiros em Aracaju, participaram de palestra sobre as consequências do trânsito e do desenvolvimento urbano. A reflexão ficou por conta da apresentação feita pelo Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Antonio Samarone, dentro da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da empresa.
A convivência da sociedade com o conflito existente entre deslocamento, conforto e praticidade foi o tema geral abordado com os motoristas e cobradores. De acordo com Samarone, o momento se faz mais que necessário. "Imagine se todos os colaboradores de todas as empresas de ônibus de Aracaju resolvem respeitar a faixa de pedestre e ainda cobrar a atitude dos colegas? Isso é um avanço incrível para a sociedade, para estas empresas e para cada beneficiado com os atos gentis. Antes de estarmos como condutores, somos pedestres", comenta.
Durante o encontro, o superintendente também apresentou indicativos de como contribuir para a construção de uma mobilidade sustentável na capital. "Trata-se de um público que respira o assunto e o domina com certa facilidade. É com ele que o debate também deve ser aprofundado", completa Samarone.
Para o superintendente da VCA, Jair Oliveira, a reflexão proporcionada é válida e será replicada na companhia. "Samarone é um gestor visivelmente preocupado com o assunto e toda sociedade sabe que é ele uma das poucas pessoas que estuda o tema a fundo e que é técnico. É um privilégio tê-lo na nossa Sipat pela consistente contribuição que proporcionou", coloca o empresário. Segundo ele, adesivos serão colados na frota em adesão ao respeito da faixa de pedestres. "A campanha que a SMTT tem feito é importante, e mais importante ainda é sermos parceiros. Iremos reforçar este hábito com os colaboradores", afirma Jair Oliveira.
Reflexão
Com estatísticas atualizadas sobre acidentes e óbitos em decorrência do trânsito, os colaboradores da empresa puderam desenhar o cenário atual. "Estamos vivendo um momento de transição de civilização que acabou interferindo na nossa noção sobre espaço, comportamento e velocidade enquanto disputamos lugar nas vias, calçadas e ciclovias", coloca Samarone.
Adenilson Vieira é motorista da empresa onde a palestra foi ministrada. Para ele, o momento foi valioso e esclarecedor. "Muito bom porque é com a educação para o trânsito que alguma mudança cultural pode ser alcançada. É um meio para melhorar. A sociedade precisa chegar junto também", afirma.
Na noite desta quarta-feira, 21, é vez do superintendente ministrar palestra no auditório da reitoria da Universidade Tiradentes (Unit), a partir das 19h com o tema "Velocidade e a Década de Ações pela Segurança Viária".