22.09.11 18:55
Seguindo o que preconiza o Dia Mundial Sem Carro, o prefeito Edvaldo Nogueira saiu de casa, no bairro 13 de Julho, zona sul da capital, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 22, utilizando uma bicicleta. Acompanhado do secretário Municipal de Assistência Social, Bosco Rolemberg, e do superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, ele foi até a Praça General Valadão, onde a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realiza, pela terceira vez, o Projeto Rua Viva.
A iniciativa transformou as ruas no entorno da praça em um espaço de lazer e conscientização sobre mobilidade urbana. Plantas, gramas e árvores absorveram o lugar dos automóveis e possibilitarão hoje e nesta sexta-feira, 23, a circulação livre de pedestres. Diversas secretarias municipais montaram estandes onde serão realizadas oficinas, palestras e apresentações culturais abertas a toda a comunidade. As atividades foram abertas com uma aula da Academia da Cidade.
O projeto Rua Viva, além de comemorar o Dia Mundial Sem Carro, também faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, iniciada no último domingo, 18. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, é a oportunidade de todos pensarem não só na melhoria da qualidade de vida, mas em utilizar outros meios de transporte para a locomoção diária. "Se pudermos diminuir o uso do carro e priorizar outros modelos de transporte será fundamental. A Rua Viva chama a atenção, ainda, para a consciência de respeito ao pedestre e visa abrir a reflexão para a sociedade", explica.
O chefe do Executivo Municipal ressaltou o uso da bicicleta como uma das iniciativas mais interessantes para aqueles propósitos. Para tanto Aracaju tem, atualmente, aproximadamente 70 km de ciclovias. Mais 20 km serão construídos nos próximos meses, interligando todo o complexo cicloviário existente. "É um veículo que não polui e ajuda a manter a saúde física. Vou repetir essa experiência outras vezes por ano", avisa.
Mobilidade Urbana
Nogueira ainda comentou sobre a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da capital, que prevê em sua primeira etapa a licitação do transporte coletivo. Ele disse que serão feitos alguns estudos para fechar outras ruas do centro da capital, aumentando a área dos calçadões da área comercial. "O plano via trazer inovações e para isto vamos buscar propostas, colaborações. O grande desafio deste século, para as grandes cidades e capitais, é encontrar saídas para a mobilidade. Para nós, essa solução começa com o fortalecimento do transporte público", acrescenta.
Consonante ao prefeito, o superintendente Antônio Samarone também defendeu que o Dia Mundial Sem Carro serve como reflexão para resolver os problemas decorrentes da mobilidade do trânsito. "Ou encontramos uma solução, ou o trânsito de Aracaju continuará sendo uma atividade estressante e violenta. Hoje há uma guerra de espaços entre pedestres, ônibus, carros e motos. A gente já sabe que as ruas não cabem mais", adverte.
Dentro das discussões sobre a licitação do transporte público, Samarone também disse que essa é a melhor medida para dar fim aos engarrafamentos. Uma alternativa que já está em curso principalmente nas cidades brasileiras que receberão a Copa do Mundo Fifa em 2014.
"Enquanto o ônibus tiver que enfrentar engarrafamentos, não será possível melhorar a circulação de veículos. Se o transporte coletivo não for priorizado, vamos cair no modelo caótico que existe em várias partes do mundo. Com o Plano de Mobilidade, Aracaju terá todas as condições, nos próximos 10, 15 anos, de não passar pelos mesmos problemas que têm, hoje, Salvador e o Rio de Janeiro", completa.
Pedalada
Também foram pedalando até a Rua Viva o vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, e o secretário Municipal de Planejamento Dulcival Santana. A secretária Municipal de Governo Tânia Soares e Antônio Bittencourt, de Educação, participaram das atividades de abertura da Rua Viva.
Ao fim da solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira voltou pedalando para o Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, no bairro Ponto Novo, onde despachará normalmente. Durante todo o dia ele não utilizará carro para se locomover.
Ainda dentro da programação pela Semana Nacional de Trânsito, a estrutura de paisagismo montada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) será levada para a Rua de Lazer, que acontece na Avenida Beira Mar no sábado, 24, das 15h às 20h, e no dia 25, das 9h às 16h. A Rua de Lazer vai ser destinada a prática de atividades esportivas, recreativas e educativas.