O grupo de teatro da SMTT pediu respeito à faixa de pedestres
10.01.12 19:03
Com o intuito de coibir infrações e autuar condutores que desrespeitam as leis de trânsito, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deflagrou na última sexta-feira, 6, a operação ‘Choque de Legalidade’. A ação ocorreu em cinco movimentadas vias do Centro: Rua Geru, Travessa Hélio Ribeiro, Avenida Sete de setembro, Avenida Airton Teles e Rua Armindo Guaraná.
“Estas localidades foram escolhidas pelo grande número de denuncias de irregularidades que recebemos através de nossa ouvidoria e através de nossos Agentes que atuam na área do Centro. As principais infrações aqui cometidas são estacionamento sobre a calçada, em fila dupla e local proibido. Mais do que autuar os infratores, nosso objetivo é conscientizar a população que o respeito às leis de trânsito contribui para a fluidez e para a mobilidade em nossa cidade”, destaca o coordenador de trânsito de Aracaju, capitão José Luiz.
A operação contou como um contingente de 30 Agentes e Orientadores de Trânsito da SMTT , dois agentes da Guarda Municipal, além de quatro guinchos para fazer a remoção de veículos estacionados em locais indevidos. Ao todo seis veículos foram apreendidos e 26 foram autuados. “Os números da Operação mostram que a grande maioria dos motoristas são conscientes e evitam infringir a lei. Nosso intuito é levar a operação Choque de Legalidade a outros pontos problemáticos da cidade para que possamos reduzir ainda mais o número de infrações de trânsito cometidas”, conta o capitão.
Faixa
Para chamar a atenção daqueles que transitam pelo Centro a equipe de Educação para o Trânsito da SMTT levou as faixas de pedestres da Rua Divina Pastora, em frete ao terminal da Rodoviária Velha, e da Avenida Sete de setembro, um intervenção teatral que buscava conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância do respeito à faixa. De forma descontraída o grupo de teatro pedia aos passantes que fizessem a travessia pela faixa e dialogavam com os condutores no intuito de mostrar que a faixa é um espaço do pedestre e deve ser assegurado.
A pedestre Marluci dos Santos aprovou a intervenção do grupo de teatro da SMTT. “Além de divertido, conscientiza os motoristas. Esta Avenida é muito movimentada atravessar aqui é difícil já que os motoristas não dão a vez aos pedestres, quando não, param em cima da faixa, isso faz com que a gente tenha que se arriscar entre os carros e motos. Acho muito importante promover estas ações para ver se a relação entre motoristas e pedestres se torna mais respeitosa”, pontua.
Infrações
De acordo com o artigo 181, inciso VIII e artigo 182, inciso VI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre o passeio é considerada infração grave. O condutor que desrespeita a lei paga multa de R$ 127, recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já estacionar o veículo em fila dupla é considerado infração grave, o inciso XI do artigo 181 também prevê multa de R$127 e cinco pontos na CNH.