26.01.12 12:31
Com a chegada do Pré-Caju a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), busca difundir a mensagemPopulação aprova campanha educativa ‘Lei Seca’ (Fotos Ascom SMTT) de paz nas vias. Neste intuito a Equipe de Educação para o Trânsito da SMTT, em parceria com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Secretária Municipal de Saúde, Associação das Vítimas de Trânsito de Sergipe e Ultra Gás, realizou na noite desta quarta-feira, 18, a operação educativa 'Lei Seca' na Passarela do Caranguejo, orla de Atalaia.
De forma descontraída, ao som da banda de frevo 'A Indomada', a mobilização percorreu os bares da Passarela do Caranguejo como objetivo dialogar com o público sobre os riscos de unir bebida alcoólica e direção. Além disso, orientadores de trânsito atuaram nas faixas de pedestres da Orla para auxiliar a travessia dos passantes e conscientiza condutores e pedestres sobre a importância de respeitar a faixa. Para a coordenadora da Educação para o Trânsito da SMTT, Rita Luz, a ação busca conscientizar, sobretudo os jovens, principais vítimas do trânsito.
“A véspera de grandes eventos buscamos sempre fazer campanhas educativas para conscientizar e sensibilizar aEquipe da CPTran realizou teste do ‘bafômetro’ com condutores população. Grande parte dos acidentes de trânsito que são registrados durante as grandes festas são causados pela mistura de bebida e direção. O ideal é que os foliões deixem o carro em casa para poder aproveitar com mais tranqüilidade a festa”, coloca Rita Luz.
Bebida e direção
De forma simbólica, agentes da CPTran fizeram o teste do 'bafômetro' com condutores que aproveitam a noite de quarta-feira na Orla de Atalaia. O servidor público, Gladisson Fontes, foi aprovado no teste. “Aqui estão fazendo o teste simbolicamente, mas o assunto é muito sério. As pessoas infelizmente pensam que três copos de cerveja não alteram nada, mas os nossos reflexos são sim alterados. É muito importante campanhas deste tipo para conscientizar a população que direção e bebida alcoólica não combinam”, afirma.
O grupo de teatro da SMTT 'A gente na rua' fez uma apresentação que chamou muita atenção do público da Passarela doGrupo de Teatro da SMTT ‘a gente na rua’ chamou a atenção para os risco de unir bebida e direção Caranguejo. Vestidos de morte, com túnica preta e foice nas mãos, os artistas mostravam a seguinte frase aos espectadores 'Tá bebendo? Vai dirigir? Me convide'. “A intenção é chocar, é mostrar ao condutor que quando ele bebe e vai dirigir ele coloca a sua vida e de outras pessoas em risco”, comenta a coordenadora da Educação para o Trânsito da SMTT.
Parceiros
A coordenadora do Nupeva, da Secretaria Municipal de Saúde, Sayonara Carvalho, acredita as parcerias são fundamentais para a promoção da paz no trânsito. “O trabalho realizado nestas campanhas educativas buscam promover a cultura de paz. O trânsito é um espaço de todos e é necessário que seus usuários sejam conscientes. Participamos sempre de campanhas educativas em parceria com a SMTT. Aproveitamos o momento do Pré-Caju, no qual infelizmente acontecem muitos acidentes de trânsito, para promover a questão da segurança viária”, diz.
O presidente da Associação das Vítimas de Trânsito de Sergipe, Rafael Henrique, acredita que a população deve participarRepresentantes da Associação das Vítimas de Trânsito de Sergipe, Rafael Henrique e Margarete Silva, lembram que a violência do trânsito pode atingir qualquer pessoa de forma mais efetiva de ações que busquem combater a violência no trânsito. “O trânsito é um reflexo de quem está nele, se o trânsito é violento, logo as pessoas que estão nele também são. A SMTT e seus parceiros sempre estão fazendo mobilizações que buscam conscientiza a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Acredito que toda a sociedade deveria se unir a causa, porque a violência no trânsito pode atingir qualquer um”, lembra.