Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

PDMU é debatido com estudantes da Unit




08.02.12 20:32

O engenheiro do Instituto Rua Viva, Ricardo Medanha, explica a metodologia que será aplicada para a construção do PDMU.

Na noite de terça-feira, dia 7, a equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) apresentou aos estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju (PDMU). O convite para o debate foi feito pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, o professor Ricardo Mascarelo, que pontuou a importância do debate dentro da universidade.

“Ter uma massa crítica dentro do curso de Arquitetura da Universidade Tiradentes no momento em que a Prefeitura de Aracaju abre o espaço para o debate acerca da mobilidade urbana e trazer esta discussão para a universidade é muito conveniente, já que aqui é um espaço para a construção de conhecimento”, destacou o professor.

Para dar início à discussão o engenheiro do Instituto Rua Viva, entidade responsável por elaborar o Plano de Mobilidade em Aracaju, Ricardo Medanha, explicou aos presentes as etapas de elaboração do PDMU. “Neste primeiro momento debateremos com a sociedade o modelo de transporte público que ela deseja, para que possamos construir o edital de licitação. Com base nos seminários, nas audiências públicas e nas reuniões com a equipe técnica da SMTT serão definidas em conjunto com o corpo decisório da Prefeitura Municipal de Aracaju e da SMTT, os pontos estratégicos do Edital de Licitação e o cronograma do Programa de Implementação do Plano Diretor de Mobilidade”, colocou.

Participação popular

Em seguida o superintendente da SMTT, Antonio Samarone, apresentou as propostas da Prefeitura para o PDMU e destacou a importância da participação de toda a população para a construção do Plano. “Estamos enfrentando um problema que afeta a qualidade de vida dos cidadãos, que é o problema da mobilidade. Precisamos juntos encontrar soluções viáveis. Para isso, precisamos saber da sociedade que mobilidade queremos para nossa cidade?  Como queremos nosso transporte coletivo? O que os idosos e pessoas com deficiência querem, o que eles pensam sobre mobilidade? O que a juventude pensa? Vamos ouvir todos e construir de forma coletiva o Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju”,enfatizou.

Estudante do 7º período de Arquitetura, Luís Felipe Veloso, é cadeirante e diz encontrar muita dificuldade para locomoção nas ruas. “As calçadas desniveladas são o principal desafio para o cadeirante. Algumas rampas são também muito altas e dificultam a nossa decida por elas. Uma cidade deve ser pensada para todos e é bom saber que este projeto irá ouvir as sugestões da sociedade. As pessoas portadoras de deficiência precisam ser escutadas, para que a cidade funcione também para nós”, pontuou.

A também estudante do 7º período do curso de Arquitetura, Jéssica Navarro, disse que o debate foi uma ótima oportunidade para aprofundar o conhecimento. “Por sermos futuros arquitetos este debate é frutífero para nosso aprendizado, para pensarmos sobre o planejamento urbano de nossa cidade, no intuito de melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, a discussão nos ajudou a compreender um pouco mais os principais geradores dos problemas do trânsito de Aracaju e de como podemos contribuir para o melhoramento deste”, apontou.

 

Contatos