Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Grupo de teatro da SMTT promove conscientização entre estudantes




17.02.12 15:30

Grupo de teatro da SMTT ‘A gente tá na rua’ (Fotos: Ascom SMTT)

De acordo com o Ministério da Saúde, 50% das mortes no trânsito são causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas, tendo os jovens na faixa etária de 15 a 35 anos como suas maiores vítimas. Com o intuito de conscientizar sobre os riscos de misturar bebida alcoólica e direção, o grupo de teatro ‘A gente tá na rua’ da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) fez apresentações nos períodos da manhã e noite desta quinta-feira, 16, na Universidade Tiradentes (Unit).

Vestidos de morte com túnica preta e foice nas mãos, os artistas mostravam a seguinte frase aos estudantes da Unit: ‘Tá bebendo? Vai dirigir? Me convide’. Outros dois atores vestidos de fantasmas exibiam placas com a mensagem: ‘bebi  e dirigi’ “Nossa intenção é promover conscientização. Não estamos aqui com o intuito de impor algo ao jovens, viemos mostrar que a união de bebida e direção causa acidentes de trânsito e se eu reproduzo tal conduta, posso sim ser a próxima vítima”, lembra o diretor do grupo de teatro da SMTT, Flávio Porto.

Para a coordenadora do Programa Conduta Consciente, da Unit, Luciana Rodrigues, a parceira firmada entre a instituição de ensino e a SMTT é fundamental, já que os jovens, maior público da universidade, são as principais vítimas do trânsito. “Percebemos que há uma vontade muito grande do jovem em dirigir, entretanto, ele não tem nenhuma preocupação em após ingerir bebidas alcoólicas passar a direção do carro para outras pessoas que não tenha bebido. Como somos uma instituição de ensino é nosso papel mobilizar e conscientizar. O intuito é fazer sempre este tipo de campanha e passar constantemente a mensagem de paz no trânsito.

Público

A estudante de Gestão em Recursos Humanos, Amanda Santos, pontua que educação para o trânsito deve ser algo debatido nos mais diversos espaços, sobretudo nos lares. “Os jovens hoje estão tendo muita facilidade, os pais incentivam desde cedo seus filhos a dirigirem, principalmente a classe média. A falta de comunicação dentro do ambiente familiar faz com que a consciência dos jovens não seja despertada, os pais têm papel fundamental neste processo, bem como as instituições de ensino”, destaca.

Para o estudante do 1º período de Engenharia de Produção, Isley Andrade, a intervenção teatral é uma ferramenta de diálogo eficiente. “A intervenção é bastante significativa. Ainda existem muitas pessoas que não levam a sério os reais riscos do trânsito, essa é uma boa maneira de conscientizar aqueles que insistem em ter uma conduta imprudente diante da sua vida e da dos outros”, coloca.

 

Contatos